15 Ideias de Atividades (BNCC) geografia educação infantil

1. Mapa Mundi Interativo

Uma atividade que envolve a criação de um mapa mundi interativo, onde as crianças podem colar imagens de diferentes países, suas bandeiras e características culturais. Essa atividade estimula a curiosidade sobre o mundo e promove o aprendizado sobre a diversidade cultural. Habilidade BNCC: GE1.1.

2. Jogo de Memória Geográfico

Desenvolver um jogo de memória com cartões que apresentam diferentes elementos geográficos, como montanhas, rios e cidades. As crianças devem encontrar os pares correspondentes, o que ajuda a fixar o conhecimento sobre a geografia local e global. Habilidade BNCC: GE1.2.

3. Criação de um Diário de Viagem

Os alunos podem criar um diário de viagem fictício, onde descrevem lugares que gostariam de visitar, incluindo informações sobre a geografia, clima e cultura desses locais. Essa atividade estimula a escrita e a pesquisa sobre diferentes regiões. Habilidade BNCC: GE1.3.

4. Experiência Sensorial com Mapas

Utilizar mapas em relevo ou táteis para que as crianças possam explorar diferentes formas de relevo, como montanhas e vales. Essa atividade proporciona uma experiência sensorial que facilita a compreensão espacial. Habilidade BNCC: GE1.4.

5. Construção de um Terrário

As crianças podem criar um terrário que represente um ecossistema específico, como uma floresta tropical ou um deserto. Essa atividade ensina sobre a biodiversidade e a importância dos diferentes ecossistemas. Habilidade BNCC: GE1.5.

6. Mapa do Bairro

Os alunos podem desenhar um mapa do seu bairro, identificando pontos importantes como escolas, praças e comércios. Essa atividade promove a observação do espaço urbano e a noção de localização. Habilidade BNCC: GE1.6.

7. Atividade de Reciclagem e Sustentabilidade

Realizar uma atividade onde as crianças aprendem sobre a importância da reciclagem e como ela se relaciona com a geografia local. Podem criar cartazes informativos que serão expostos na escola. Habilidade BNCC: GE1.7.

8. Contação de Histórias Geográficas

Promover sessões de contação de histórias que envolvam diferentes regiões do Brasil e suas características geográficas. Essa atividade ajuda a desenvolver a linguagem e o conhecimento geográfico. Habilidade BNCC: GE1.8.

9. Jogo de Roda com Temas Geográficos

Organizar um jogo de roda onde as crianças devem responder perguntas sobre geografia, como capitais, rios e montanhas. Essa atividade torna o aprendizado divertido e dinâmico. Habilidade BNCC: GE1.9.

10. Criação de um Mural de Climas

As crianças podem criar um mural que represente os diferentes climas do Brasil, utilizando recortes de revistas e desenhos. Essa atividade ajuda a entender a diversidade climática do país. Habilidade BNCC: GE1.10.

11. Visita a um Parque ou Reserva Natural

Organizar uma visita a um parque ou reserva natural para que as crianças possam observar a flora e fauna locais. Essa atividade proporciona aprendizado prático sobre ecossistemas e conservação. Habilidade BNCC: GE1.11.

12. Experiência de Culinária Regional

Realizar uma atividade de culinária onde as crianças aprendem a preparar pratos típicos de diferentes regiões do Brasil. Essa atividade conecta a geografia à cultura e à alimentação. Habilidade BNCC: GE1.12.

13. Jogo de Adivinhação de Lugares

Promover um jogo de adivinhação onde as crianças devem descrever um lugar geográfico sem mencioná-lo diretamente, enquanto os colegas tentam adivinhar. Essa atividade estimula a criatividade e o vocabulário geográfico. Habilidade BNCC: GE1.13.

14. Atividade de Classificação de Animais e Plantas

As crianças podem classificar diferentes animais e plantas de acordo com seus habitats, aprendendo sobre a relação entre geografia e biodiversidade. Habilidade BNCC: GE1.14.

15. Criação de um Jogo de Tabuleiro Geográfico

Os alunos podem criar um jogo de tabuleiro que envolva perguntas e desafios sobre geografia, promovendo o aprendizado colaborativo e a diversão. Habilidade BNCC: GE1.15.