15 Ideias de Atividades (BNCC) geografia 7º ano ensino fundamental

1. Mapa Mundi Interativo

Os alunos podem criar um mapa mundi interativo utilizando cartolina e materiais recicláveis. Cada aluno ficará responsável por um continente, onde deverá pesquisar e apresentar informações sobre a geografia, cultura e economia da região. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC de identificar e analisar as características dos diferentes espaços geográficos (Habilidade: EF07GE01).

2. Jogo de Tabuleiro sobre Geografia

Desenvolver um jogo de tabuleiro que aborde temas geográficos, como relevo, clima e vegetação. Os alunos podem trabalhar em grupos para criar perguntas e respostas, promovendo a pesquisa e o aprendizado colaborativo. Essa atividade atende à habilidade de compreender a dinâmica dos espaços geográficos (Habilidade: EF07GE02).

3. Estudo de Caso: Desastres Naturais

Os alunos podem realizar um estudo de caso sobre desastres naturais que ocorreram no Brasil, como enchentes e secas. Eles devem investigar as causas, consequências e formas de prevenção. Essa atividade está relacionada à habilidade de analisar as interações entre os seres humanos e a natureza (Habilidade: EF07GE03).

4. Criação de Infográficos

Os alunos podem criar infográficos sobre temas geográficos, como a distribuição da população ou os biomas brasileiros. Utilizando ferramentas digitais, eles devem apresentar dados de forma visual e clara. Essa atividade se alinha à habilidade de interpretar e produzir diferentes tipos de representações gráficas (Habilidade: EF07GE04).

5. Debate sobre Sustentabilidade

Promover um debate em sala de aula sobre práticas sustentáveis e seus impactos na geografia local. Os alunos devem pesquisar sobre soluções para problemas ambientais e apresentar suas propostas. Essa atividade atende à habilidade de discutir questões socioambientais (Habilidade: EF07GE05).

6. Visita a um Parque Natural

Organizar uma visita a um parque natural ou reserva ecológica, onde os alunos possam observar a biodiversidade e entender a importância da conservação. Após a visita, eles devem elaborar um relatório sobre suas observações. Essa atividade está alinhada à habilidade de reconhecer a importância da biodiversidade (Habilidade: EF07GE06).

7. Análise de Mapas Climáticos

Os alunos podem analisar diferentes mapas climáticos do Brasil e do mundo, identificando as características de cada região. Em grupos, eles devem apresentar suas análises para a turma. Essa atividade se relaciona à habilidade de interpretar informações em mapas (Habilidade: EF07GE07).

8. Projeto de Cartografia

Desenvolver um projeto de cartografia onde os alunos criem um mapa da comunidade local, destacando pontos importantes como escolas, hospitais e praças. Eles devem apresentar o mapa e discutir a importância de cada local. Essa atividade atende à habilidade de produzir e interpretar mapas (Habilidade: EF07GE08).

9. Pesquisa sobre Cidades Sustentáveis

Os alunos podem pesquisar sobre cidades que adotam práticas sustentáveis e apresentar suas descobertas em forma de apresentação oral ou escrita. Essa atividade está alinhada à habilidade de analisar as características das cidades (Habilidade: EF07GE09).

10. Criação de um Blog de Geografia

Os alunos podem criar um blog onde compartilham artigos e informações sobre temas geográficos estudados em sala. Essa atividade estimula a pesquisa e a escrita, além de promover a troca de ideias. Essa atividade se relaciona à habilidade de produzir textos em diferentes formatos (Habilidade: EF07GE10).