15 Ideias de Atividades (BNCC) geografia 7º ano

1. Mapa da Geografia Brasileira

Os alunos devem criar um mapa físico do Brasil, destacando suas regiões, capitais e principais características geográficas. Essa atividade está alinhada à habilidade EF07GE01, que aborda a identificação das regiões do Brasil e suas características.

2. Estudo de Caso: Desmatamento na Amazônia

Os estudantes devem pesquisar e apresentar um estudo de caso sobre o desmatamento na Amazônia, discutindo suas causas e consequências. Essa atividade atende à habilidade EF07GE02, que envolve a análise dos impactos ambientais e sociais das atividades humanas.

3. Debate: Globalização e seus Efeitos

Promover um debate em sala de aula sobre os efeitos da globalização na cultura e economia brasileira. Essa atividade está relacionada à habilidade EF07GE03, que trata das transformações sociais e culturais no mundo contemporâneo.

4. Criação de Infográficos

Os alunos devem criar infográficos que representem dados sobre a população brasileira, como densidade demográfica e distribuição etária. Essa atividade está alinhada à habilidade EF07GE04, que envolve a leitura e interpretação de gráficos e tabelas.

5. Projeto de Sustentabilidade

Desenvolver um projeto que proponha soluções sustentáveis para problemas locais, como poluição ou falta de áreas verdes. Essa atividade atende à habilidade EF07GE05, que discute a importância da sustentabilidade e do desenvolvimento sustentável.

6. Análise de Mapas Temáticos

Os alunos devem analisar diferentes mapas temáticos, como os de clima e vegetação, e apresentar suas conclusões. Essa atividade está relacionada à habilidade EF07GE06, que envolve a interpretação de diferentes representações cartográficas.

7. Estudo sobre Recursos Naturais

Realizar uma pesquisa sobre os recursos naturais do Brasil, suas utilizações e a importância da preservação. Essa atividade atende à habilidade EF07GE07, que aborda a relação entre recursos naturais e desenvolvimento econômico.

8. Visita a um Parque Natural

Organizar uma visita a um parque natural para observar a biodiversidade local e discutir a importância da conservação. Essa atividade está alinhada à habilidade EF07GE08, que trata da valorização da biodiversidade e dos ecossistemas.

9. Criação de um Jornal Escolar

Os alunos devem criar um jornal escolar que aborde temas geográficos relevantes, como mudanças climáticas e urbanização. Essa atividade atende à habilidade EF07GE09, que envolve a produção de textos informativos sobre questões geográficas.

10. Simulação de Conferência Ambiental

Promover uma simulação de conferência ambiental onde os alunos representam diferentes países e discutem questões globais. Essa atividade está relacionada à habilidade EF07GE10, que discute a importância da cooperação internacional em questões ambientais.