15 Ideias de Atividades (BNCC) geografia 3º ano ensino médio

1. Mapa Mental sobre Geografia Brasileira

Os alunos podem criar um mapa mental que represente as principais características geográficas do Brasil, incluindo biomas, relevo e hidrografia. Essa atividade estimula a criatividade e a organização do conhecimento. Habilidade BNCC: EF09GE01.

2. Estudo de Caso: Desmatamento na Amazônia

Os estudantes devem pesquisar e apresentar um estudo de caso sobre o desmatamento na Amazônia, abordando suas causas, consequências e possíveis soluções. Essa atividade promove a pesquisa crítica e a discussão em grupo. Habilidade BNCC: EF09GE02.

3. Jogo de Tabuleiro sobre Capital e Estados

Desenvolver um jogo de tabuleiro onde os alunos precisam relacionar capitais e estados brasileiros. Essa atividade lúdica ajuda na fixação do conteúdo de forma divertida. Habilidade BNCC: EF09GE03.

4. Análise de Gráficos Climáticos

Os alunos devem coletar dados climáticos de diferentes regiões do Brasil e criar gráficos para análise. Essa atividade desenvolve habilidades de interpretação de dados e gráficos. Habilidade BNCC: EF09GE04.

5. Debate sobre Sustentabilidade

Promover um debate em sala de aula sobre práticas sustentáveis e seu impacto no meio ambiente. Os alunos devem pesquisar e apresentar argumentos para defender suas posições. Habilidade BNCC: EF09GE05.

6. Criação de Infográficos

Os alunos podem criar infográficos que representem dados geográficos, como população, PIB e recursos naturais de diferentes estados. Essa atividade estimula a criatividade e a síntese de informações. Habilidade BNCC: EF09GE06.

7. Visita Virtual a Museus de Geografia

Os estudantes podem realizar visitas virtuais a museus que abordem temas geográficos, como o Museu Nacional ou o Museu de Geografia. Após a visita, devem elaborar um relatório sobre o que aprenderam. Habilidade BNCC: EF09GE07.

8. Projeto de Mapeamento da Comunidade

Os alunos devem mapear a comunidade onde vivem, identificando pontos importantes como escolas, hospitais e áreas de lazer. Essa atividade promove a observação e a análise do espaço geográfico. Habilidade BNCC: EF09GE08.

9. Criação de Podcast sobre Temas Geográficos

Os estudantes podem criar um podcast abordando temas geográficos relevantes, como a urbanização e suas consequências. Essa atividade estimula a pesquisa e a comunicação oral. Habilidade BNCC: EF09GE09.

10. Simulação de Conferência sobre Mudanças Climáticas

Promover uma simulação de conferência onde os alunos representam diferentes países e discutem suas políticas sobre mudanças climáticas. Essa atividade desenvolve habilidades de argumentação e trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EF09GE10.

11. Análise de Mapas Históricos

Os alunos devem analisar mapas históricos do Brasil, identificando mudanças territoriais ao longo do tempo. Essa atividade ajuda a compreender a evolução geográfica do país. Habilidade BNCC: EF09GE11.

12. Estudo sobre Recursos Naturais

Os estudantes podem pesquisar sobre os recursos naturais de uma determinada região do Brasil e apresentar suas descobertas em sala de aula. Essa atividade promove a pesquisa e o conhecimento sobre a riqueza natural do país. Habilidade BNCC: EF09GE12.

13. Criação de Blog sobre Geografia

Os alunos podem criar um blog onde compartilham artigos e informações sobre temas geográficos, como clima, relevo e cultura. Essa atividade estimula a escrita e a pesquisa. Habilidade BNCC: EF09GE13.

14. Análise de Documentários

Assistir a documentários sobre temas geográficos e discutir em sala de aula as informações apresentadas. Essa atividade promove a reflexão crítica e a análise de conteúdo audiovisual. Habilidade BNCC: EF09GE14.

15. Criação de um Dicionário Geográfico

Os alunos podem criar um dicionário geográfico com termos e conceitos importantes da geografia brasileira, incluindo definições e exemplos. Essa atividade ajuda na fixação do vocabulário técnico. Habilidade BNCC: EF09GE15.