15 Ideias de Atividades (BNCC) geografia 1º ano fundamental

1. Mapa do Brasil em Recorte

Uma atividade que envolve o recorte de um mapa do Brasil em papel, onde os alunos devem identificar e colorir os estados. Essa atividade ajuda a desenvolver a noção de espaço e localização. Habilidade BNCC: GE1.1.

2. Jogo de Memória com Capitais

Os alunos criam um jogo de memória utilizando cartões com os nomes dos estados e suas respectivas capitais. Essa atividade estimula a memorização e o reconhecimento das regiões do Brasil. Habilidade BNCC: GE1.2.

3. Construção de um Mapa Mental

Os alunos devem criar um mapa mental sobre as características geográficas do Brasil, incluindo rios, montanhas e regiões. Essa atividade promove a organização do conhecimento. Habilidade BNCC: GE1.3.

4. Pesquisa sobre o Clima Brasileiro

Os alunos realizam uma pesquisa sobre os diferentes tipos de clima no Brasil e apresentam suas descobertas em sala de aula. Essa atividade incentiva a pesquisa e a apresentação oral. Habilidade BNCC: GE1.4.

5. Criação de um Diário de Viagem

Cada aluno deve criar um diário de viagem fictício, descrevendo uma viagem por diferentes estados do Brasil, incluindo aspectos culturais e geográficos. Habilidade BNCC: GE1.5.

6. Atividade de Classificação de Paisagens

Os alunos recebem imagens de diferentes paisagens brasileiras e devem classificá-las em grupos, como montanhas, praias e florestas. Essa atividade ajuda na percepção das diversidades geográficas. Habilidade BNCC: GE1.6.

7. Jogo de Perguntas e Respostas

Os alunos participam de um jogo de perguntas e respostas sobre geografia do Brasil, onde devem responder questões sobre estados, capitais e características geográficas. Habilidade BNCC: GE1.7.

8. Mapa Interativo da Escola

Os alunos criam um mapa interativo da escola, identificando locais importantes e suas funções. Essa atividade promove a noção de espaço e a importância da organização. Habilidade BNCC: GE1.8.

9. Estudo das Regiões do Brasil

Os alunos devem pesquisar e apresentar sobre uma das cinco regiões do Brasil, destacando suas características geográficas, culturais e econômicas. Habilidade BNCC: GE1.9.

10. Criação de um Jornal da Classe

Os alunos criam um jornal da classe onde publicam notícias sobre eventos geográficos, como desastres naturais ou descobertas científicas relacionadas ao Brasil. Habilidade BNCC: GE1.10.

11. Mapa de Riquezas Naturais

Os alunos desenham um mapa destacando as riquezas naturais do Brasil, como minérios, florestas e recursos hídricos. Essa atividade estimula a consciência ambiental. Habilidade BNCC: GE1.11.

12. Atividade de Role-Playing

Os alunos participam de uma atividade de role-playing, onde representam diferentes regiões do Brasil e suas culturas, promovendo a empatia e o respeito pela diversidade. Habilidade BNCC: GE1.12.

13. Criação de um Álbum de Figurinhas

Os alunos criam um álbum de figurinhas com imagens de pontos turísticos e características de cada estado, promovendo a pesquisa e a criatividade. Habilidade BNCC: GE1.13.

14. Experiência com Sensores de Clima

Os alunos realizam medições de temperatura e umidade na escola, comparando com dados de diferentes regiões do Brasil, promovendo a prática científica. Habilidade BNCC: GE1.14.

15. Debate sobre Sustentabilidade

Os alunos participam de um debate sobre a importância da sustentabilidade nas diferentes regiões do Brasil, promovendo a reflexão crítica sobre o meio ambiente. Habilidade BNCC: GE1.15.