15 Ideias de Atividades (BNCC) de geografia 1º ano ensino médio

1. Mapa Mental sobre Geografia Brasileira

Os alunos podem criar um mapa mental que represente as principais características geográficas do Brasil, incluindo relevo, clima e vegetação. Essa atividade desenvolve a habilidade de interpretação e organização de informações geográficas. Habilidade BNCC: (EF09GE01)

2. Estudo de Caso: Desmatamento na Amazônia

Os estudantes devem pesquisar e apresentar um estudo de caso sobre o desmatamento na Amazônia, abordando suas causas, consequências e possíveis soluções. Essa atividade estimula a análise crítica e a pesquisa. Habilidade BNCC: (EF09GE02)

3. Debate sobre Sustentabilidade

Promova um debate em sala de aula sobre práticas sustentáveis e seu impacto no meio ambiente. Os alunos devem se preparar para defender suas opiniões com base em dados geográficos. Habilidade BNCC: (EF09GE03)

4. Análise de Mapas Climáticos

Os alunos podem analisar diferentes mapas climáticos do Brasil e do mundo, identificando padrões e variações. Essa atividade ajuda a desenvolver habilidades de leitura e interpretação de mapas. Habilidade BNCC: (EF09GE04)

5. Criação de Infográficos sobre Cidades

Os estudantes devem criar infográficos que apresentem dados demográficos e geográficos de uma cidade específica. Essa atividade incentiva a criatividade e a síntese de informações. Habilidade BNCC: (EF09GE05)

6. Projeto de Campo: Visita a um Parque Natural

Organize uma visita a um parque natural, onde os alunos poderão observar a biodiversidade e discutir a importância da conservação. Essa atividade promove a aprendizagem prática e a conexão com a natureza. Habilidade BNCC: (EF09GE06)

7. Jogo de Tabuleiro sobre Geografia

Os alunos podem criar um jogo de tabuleiro que aborde temas geográficos, como capitais, rios e montanhas. Essa atividade estimula o trabalho em equipe e a aplicação de conhecimentos. Habilidade BNCC: (EF09GE07)

8. Análise de Dados Estatísticos

Os estudantes devem coletar e analisar dados estatísticos sobre a população de diferentes regiões do Brasil, discutindo as implicações sociais e econômicas. Essa atividade desenvolve habilidades analíticas. Habilidade BNCC: (EF09GE08)

9. Estudo sobre Migrações

Os alunos podem investigar as causas e consequências das migrações internas e externas no Brasil, apresentando suas descobertas em um seminário. Essa atividade promove a pesquisa e a apresentação oral. Habilidade BNCC: (EF09GE09)

10. Criação de um Blog de Geografia

Os estudantes podem criar um blog onde compartilham artigos sobre temas geográficos atuais, como mudanças climáticas e urbanização. Essa atividade incentiva a escrita e a expressão pessoal. Habilidade BNCC: (EF09GE10)

11. Análise de Cartazes de Campanhas Ambientais

Os alunos devem analisar cartazes de campanhas ambientais, discutindo a mensagem e a eficácia da comunicação visual. Essa atividade desenvolve a crítica e a interpretação de imagens. Habilidade BNCC: (EF09GE11)

12. Simulação de Conferência sobre Clima

Os estudantes podem participar de uma simulação de conferência sobre mudanças climáticas, representando diferentes países e discutindo suas posições. Essa atividade promove a empatia e a argumentação. Habilidade BNCC: (EF09GE12)

13. Pesquisa sobre Recursos Naturais

Os alunos devem realizar uma pesquisa sobre os recursos naturais de uma região específica do Brasil, apresentando suas descobertas em um painel. Essa atividade estimula a pesquisa e a apresentação visual. Habilidade BNCC: (EF09GE13)

14. Criação de um Documentário

Os estudantes podem criar um documentário sobre um tema geográfico relevante, como a urbanização ou a preservação ambiental, utilizando recursos audiovisuais. Essa atividade desenvolve habilidades de produção e edição. Habilidade BNCC: (EF09GE14)

15. Estudo Comparativo de Regiões

Os alunos devem realizar um estudo comparativo entre duas regiões do Brasil, analisando aspectos como clima, economia e cultura. Essa atividade promove a análise crítica e a comparação de dados. Habilidade BNCC: (EF09GE15)