15 Ideias de Atividades (BNCC) genética ensino fundamental

1. Montagem de Árvores Genealógicas

Uma atividade prática que permite aos alunos compreenderem a hereditariedade e a transmissão de características genéticas. Os alunos podem criar suas próprias árvores genealógicas, identificando traços físicos e comportamentais que herdaram de seus pais e avós. Essa atividade está alinhada à habilidade EF09CI10, que aborda a relação entre características genéticas e a diversidade dos seres vivos.

2. Experimentos com Plantas

Os alunos podem realizar experimentos simples com sementes de diferentes plantas para observar como as características se manifestam em diferentes condições de cultivo. A atividade pode incluir a comparação de plantas que foram cultivadas em solo rico em nutrientes e solo pobre. Essa atividade está relacionada à habilidade EF09CI11, que discute a influência do ambiente nas características dos seres vivos.

3. Jogo da Hereditariedade

Desenvolver um jogo de tabuleiro onde os alunos devem passar por diferentes gerações e enfrentar desafios relacionados à genética, como mutações e heranças dominantes e recessivas. Essa atividade promove a compreensão dos conceitos de genética de forma lúdica e interativa, alinhando-se à habilidade EF09CI12.

4. Análise de Características em Animais

Os alunos podem investigar diferentes raças de cães ou gatos, analisando as características físicas e comportamentais que são herdadas. A atividade pode incluir a pesquisa sobre como a seleção artificial influencia a genética dos animais. Essa atividade está ligada à habilidade EF09CI10.

5. Criação de Vídeos Educativos

Os alunos podem criar vídeos explicativos sobre conceitos de genética, como o DNA, genes e cromossomos. Essa atividade estimula a pesquisa e a apresentação de informações de forma clara e didática, alinhando-se à habilidade EF09CI13, que envolve a comunicação de ideias científicas.

6. Simulação de Cruzamentos Genéticos

Utilizando ferramentas digitais ou materiais físicos, os alunos podem simular cruzamentos entre diferentes organismos para prever a probabilidade de características específicas aparecerem na próxima geração. Essa atividade está relacionada à habilidade EF09CI12.

7. Estudo de Casos de Doenças Genéticas

Os alunos podem pesquisar e apresentar casos de doenças genéticas, como a fibrose cística ou a hemofilia, discutindo como essas condições são transmitidas e suas implicações. Essa atividade se alinha à habilidade EF09CI11.

8. Criação de um Herbário

Os alunos podem coletar folhas de diferentes plantas e criar um herbário, identificando as características que as diferenciam. Essa atividade ajuda a entender a diversidade genética das plantas e está alinhada à habilidade EF09CI10.

9. Debate sobre Ética em Genética

Promover um debate em sala de aula sobre as questões éticas relacionadas à manipulação genética, como a edição de genes e a clonagem. Essa atividade estimula o pensamento crítico e está relacionada à habilidade EF09CI13.

10. Criação de Cartazes Informativos

Os alunos podem criar cartazes que expliquem conceitos básicos de genética, como a estrutura do DNA e a função dos genes. Essa atividade promove a síntese de informações e está alinhada à habilidade EF09CI13.

11. Observação de Características em Frutas

Os alunos podem observar e catalogar diferentes variedades de frutas, analisando as características que as diferenciam, como cor, tamanho e sabor. Essa atividade está relacionada à habilidade EF09CI10.

12. Experiência com Drosófilas

Realizar experimentos com drosófilas (moscas da fruta) para observar a herança de características simples, como a cor dos olhos. Essa atividade prática está alinhada à habilidade EF09CI12.

13. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem criar histórias em quadrinhos que expliquem conceitos de genética de maneira divertida e acessível. Essa atividade estimula a criatividade e está relacionada à habilidade EF09CI13.

14. Visitas a Museus de Ciências

Organizar uma visita a um museu de ciências onde os alunos possam aprender mais sobre genética através de exposições interativas. Essa atividade está alinhada à habilidade EF09CI11.

15. Discussão sobre Biodiversidade

Promover uma discussão sobre a importância da biodiversidade e como a genética contribui para a adaptação e sobrevivência das espécies. Essa atividade se relaciona à habilidade EF09CI10.