15 Ideias de Atividades (BNCC) gêneros textuais 4º ano

1. Produção de Texto Narrativo

Os alunos podem criar uma história em quadrinhos utilizando personagens que eles mesmos inventaram. Essa atividade estimula a criatividade e a habilidade de contar histórias, além de trabalhar a estrutura narrativa. As habilidades da BNCC relacionadas são: EF15LP01 e EF15LP02.

2. Criação de Poemas

Os estudantes podem escrever poemas sobre temas que lhes interessam, utilizando diferentes formas poéticas, como haicais ou sonetos. Essa atividade ajuda a desenvolver a sensibilidade literária e o domínio da linguagem. As habilidades da BNCC correspondentes são: EF15LP03 e EF15LP04.

3. Produção de Cartas

Os alunos podem redigir cartas para personagens de livros que leram, expressando suas opiniões ou fazendo perguntas. Essa atividade incentiva a escrita formal e a reflexão sobre a leitura. As habilidades da BNCC são: EF15LP05 e EF15LP06.

4. Criação de Roteiros para Peças Teatrais

Os estudantes podem desenvolver roteiros para pequenas peças teatrais, o que estimula a colaboração em grupo e a expressão oral. Essa atividade está alinhada com as habilidades EF15LP07 e EF15LP08 da BNCC.

5. Produção de Resenhas

Os alunos podem escrever resenhas sobre livros ou filmes que assistiram, praticando a análise crítica e a argumentação. As habilidades da BNCC relacionadas são: EF15LP09 e EF15LP10.

6. Criação de Jornais ou Revistas

Os estudantes podem criar um jornal ou revista da turma, com notícias, entrevistas e crônicas. Essa atividade promove o trabalho em equipe e a prática da escrita jornalística. As habilidades da BNCC são: EF15LP11 e EF15LP12.

7. Produção de Textos Expositivos

Os alunos podem elaborar textos expositivos sobre temas de interesse, como meio ambiente ou tecnologia, desenvolvendo a capacidade de pesquisa e síntese. As habilidades da BNCC correspondentes são: EF15LP13 e EF15LP14.

8. Criação de Fábulas

Os estudantes podem inventar fábulas com lições de moral, estimulando a criatividade e a reflexão sobre valores. As habilidades da BNCC são: EF15LP15 e EF15LP16.

9. Produção de Crônicas

Os alunos podem escrever crônicas sobre o cotidiano, desenvolvendo a observação crítica e a habilidade de narrar eventos de forma leve e reflexiva. As habilidades da BNCC correspondentes são: EF15LP17 e EF15LP18.

10. Criação de Blog ou Vlog

Os estudantes podem criar um blog ou vlog sobre temas que gostam, praticando a escrita e a comunicação digital. Essa atividade está alinhada com as habilidades EF15LP19 e EF15LP20 da BNCC.

11. Produção de Textos Argumentativos

Os alunos podem escrever textos argumentativos sobre temas polêmicos, desenvolvendo a capacidade de argumentação e defesa de pontos de vista. As habilidades da BNCC são: EF15LP21 e EF15LP22.

12. Criação de Histórias em Vídeo

Os estudantes podem produzir vídeos contando histórias, utilizando recursos audiovisuais, o que estimula a criatividade e a expressão multimodal. As habilidades da BNCC correspondentes são: EF15LP23 e EF15LP24.

13. Produção de Anúncios Publicitários

Os alunos podem criar anúncios publicitários para produtos fictícios, desenvolvendo a criatividade e a habilidade de persuasão. As habilidades da BNCC são: EF15LP25 e EF15LP26.

14. Criação de Músicas

Os estudantes podem compor músicas sobre temas variados, estimulando a expressão artística e a musicalidade. As habilidades da BNCC correspondentes são: EF15LP27 e EF15LP28.

15. Produção de Dicionários Temáticos

Os alunos podem criar dicionários temáticos sobre assuntos que estudaram, promovendo a pesquisa e a organização do conhecimento. As habilidades da BNCC são: EF15LP29 e EF15LP30.