15 Ideias de Atividades (BNCC) gêneros literários

1. Leitura e Análise de Poemas

Proponha aos alunos a leitura de diferentes poemas, abordando estilos variados como sonetos, haicais e poesias livres. Após a leitura, promova uma discussão em grupo sobre as emoções e imagens evocadas pelos textos. Essa atividade atende à habilidade BNCC EF15LP01, que busca desenvolver a capacidade de análise e interpretação de poemas.

2. Criação de Contos de Fadas

Os alunos devem criar seus próprios contos de fadas, utilizando elementos clássicos como príncipes, princesas e criaturas mágicas. Incentive-os a incluir uma moral no final da história. Essa atividade se alinha à habilidade BNCC EF15LP02, que estimula a produção textual e a criatividade dos estudantes.

3. Debate sobre Gêneros Literários

Organize um debate em sala de aula sobre as características de diferentes gêneros literários, como romance, conto, crônica e poesia. Os alunos devem apresentar suas opiniões e defender suas preferências. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EF15LP03, que envolve a argumentação e a expressão de ideias.

4. Criação de Fanzines

Os alunos podem criar fanzines que abordem seus gêneros literários favoritos. Eles devem incluir resenhas, ilustrações e entrevistas com autores. Essa atividade atende à habilidade BNCC EF15LP04, que incentiva a produção e circulação de textos em diferentes formatos.

5. Análise de Personagens

Peça aos alunos que escolham um personagem de um livro ou conto e realizem uma análise detalhada de suas características, motivações e evolução ao longo da narrativa. Essa atividade se relaciona à habilidade BNCC EF15LP05, que busca desenvolver a análise crítica de personagens literários.

6. Criação de Rimas e Canções

Estimule os alunos a compor rimas ou canções inspiradas em um tema literário. Eles podem apresentar suas criações para a turma, promovendo a apreciação da musicalidade da língua. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15LP06, que valoriza a produção de textos poéticos.

7. Leitura Dramática de Peças Teatrais

Realize uma leitura dramática de uma peça teatral, onde os alunos assumem os papéis dos personagens. Após a leitura, discuta as emoções e conflitos presentes na trama. Essa atividade atende à habilidade BNCC EF15LP07, que busca desenvolver a interpretação e a expressão oral.

8. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos devem criar histórias em quadrinhos que contem uma narrativa original ou adaptem um conto clássico. Essa atividade estimula a criatividade e a compreensão dos elementos narrativos, alinhando-se à habilidade BNCC EF15LP08.

9. Análise de Crônicas

Proponha a leitura de crônicas contemporâneas e discuta com os alunos os temas abordados e a linguagem utilizada. Após a análise, peça que escrevam suas próprias crônicas sobre temas do cotidiano. Essa atividade se relaciona à habilidade BNCC EF15LP09, que incentiva a produção de textos de diferentes gêneros.

10. Criação de Blog Literário

Os alunos podem criar um blog literário onde compartilham resenhas de livros, reflexões sobre gêneros literários e suas próprias produções textuais. Essa atividade promove a escrita e a interação com o público, alinhando-se à habilidade BNCC EF15LP10, que valoriza a produção e circulação de textos na internet.