15 Ideias de Atividades (BNCC) gênero textual cartaz

1. Cartaz de Apresentação Pessoal

Nesta atividade, os alunos devem criar um cartaz que represente suas características pessoais, como hobbies, interesses e sonhos. O objetivo é desenvolver a habilidade de se expressar por meio de um gênero textual visual, estimulando a criatividade e a autoexpressão. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP01.

2. Cartaz sobre um Livro Favorito

Os alunos escolhem um livro que apreciam e elaboram um cartaz que resuma a história, os personagens e a mensagem principal. Essa atividade incentiva a leitura crítica e a síntese de informações, alinhando-se à habilidade BNCC EF15LP02.

3. Cartaz de Campanha de Conscientização

Os estudantes devem criar um cartaz para uma campanha de conscientização sobre um tema social, como meio ambiente ou saúde. Essa atividade promove a pesquisa e a argumentação, desenvolvendo a habilidade BNCC EF15LP03.

4. Cartaz de Eventos Históricos

Nesta atividade, os alunos escolhem um evento histórico e criam um cartaz que destaque os principais fatos e suas consequências. Isso estimula a pesquisa e a organização de informações, alinhando-se à habilidade BNCC EF15HI01.

5. Cartaz de Poemas e Poesias

Os alunos devem selecionar um poema ou criar um original e apresentá-lo em um cartaz ilustrado. Essa atividade incentiva a apreciação da literatura e a expressão artística, desenvolvendo a habilidade BNCC EF15LP04.

6. Cartaz de Regras de Convivência

Os estudantes elaboram um cartaz que apresenta as regras de convivência da sala de aula. Essa atividade promove a reflexão sobre a importância do respeito e da colaboração, alinhando-se à habilidade BNCC EF15EF01.

7. Cartaz de Curiosidades Científicas

Nesta atividade, os alunos devem pesquisar curiosidades sobre um tema científico e apresentá-las em um cartaz. Isso estimula a curiosidade e a pesquisa, desenvolvendo a habilidade BNCC EF15CI01.

8. Cartaz de Direitos e Deveres do Cidadão

Os alunos criam um cartaz que ilustra os direitos e deveres dos cidadãos. Essa atividade promove a cidadania e a reflexão sobre a sociedade, alinhando-se à habilidade BNCC EF15CI02.

9. Cartaz de Frases Inspiradoras

Os estudantes selecionam ou criam frases inspiradoras e as apresentam em um cartaz decorado. Essa atividade estimula a motivação e a reflexão pessoal, desenvolvendo a habilidade BNCC EF15LP05.

10. Cartaz de Projetos Sustentáveis

Nesta atividade, os alunos devem pesquisar e apresentar um projeto sustentável em um cartaz. Isso incentiva a criatividade e a consciência ambiental, alinhando-se à habilidade BNCC EF15CI03.