15 Ideias de Atividades (BNCC) gênero do substantivo

1. Jogo da Memória de Substantivos

Crie um jogo da memória utilizando cartões com substantivos de diferentes gêneros. Os alunos devem encontrar os pares correspondentes, como “menino” e “menina”. Essa atividade estimula a identificação e a classificação dos gêneros dos substantivos. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Caça-Palavras de Gêneros

Desenvolva um caça-palavras com substantivos variados, onde os alunos devem encontrar palavras masculinas e femininas. Após a atividade, promova uma discussão sobre as regras de formação dos gêneros. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Criação de Histórias em Quadrinhos

Peça aos alunos que criem histórias em quadrinhos utilizando personagens que representem substantivos de diferentes gêneros. Essa atividade incentiva a criatividade e a aplicação prática do conhecimento sobre gêneros. Habilidade BNCC: EF15LP03.

4. Bingo dos Substantivos

Organize um bingo com substantivos, onde os alunos devem marcar os gêneros correspondentes. Essa atividade lúdica ajuda a fixar o conteúdo de forma divertida e interativa. Habilidade BNCC: EF15LP04.

5. Atividade de Classificação

Forneça uma lista de substantivos e peça aos alunos que os classifiquem em colunas de masculino e feminino. Essa atividade ajuda a desenvolver a habilidade de análise e categorização. Habilidade BNCC: EF15LP05.

6. Produção de Poemas

Solicite que os alunos escrevam poemas utilizando substantivos de diferentes gêneros. Essa atividade estimula a expressão artística e a aplicação do conhecimento gramatical. Habilidade BNCC: EF15LP06.

7. Jogo de Perguntas e Respostas

Crie um jogo de perguntas e respostas sobre gêneros dos substantivos. Os alunos devem responder corretamente para ganhar pontos. Essa atividade promove o aprendizado colaborativo e a revisão do conteúdo. Habilidade BNCC: EF15LP07.

8. Mapa Conceitual

Peça aos alunos que elaborem um mapa conceitual sobre os gêneros dos substantivos, incluindo exemplos e regras. Essa atividade ajuda na organização do conhecimento e na visualização das relações entre os conceitos. Habilidade BNCC: EF15LP08.

9. Dramatização de Diálogos

Os alunos devem criar e encenar diálogos utilizando substantivos de diferentes gêneros. Essa atividade estimula a oralidade e a prática do conteúdo em situações reais. Habilidade BNCC: EF15LP09.

10. Desafio do Substantivo

Organize um desafio em que os alunos devem identificar o gênero de substantivos apresentados em frases. Essa atividade promove a aplicação prática do conhecimento em contextos variados. Habilidade BNCC: EF15LP10.

11. Criação de Cartazes

Os alunos devem criar cartazes ilustrativos que representem substantivos masculinos e femininos, incluindo imagens e definições. Essa atividade estimula a criatividade e a pesquisa. Habilidade BNCC: EF15LP11.

12. Jogo de Rimas

Desenvolva um jogo em que os alunos devem encontrar rimas para substantivos de diferentes gêneros, promovendo a sonoridade e a musicalidade da língua. Habilidade BNCC: EF15LP12.

13. Entrevista com Personagens

Os alunos devem entrevistar personagens fictícios que representem substantivos de diferentes gêneros, promovendo a oralidade e a criatividade. Habilidade BNCC: EF15LP13.

14. Quiz Interativo

Crie um quiz interativo sobre gêneros dos substantivos, utilizando plataformas digitais. Essa atividade estimula o uso de tecnologia e a competição saudável entre os alunos. Habilidade BNCC: EF15LP14.

15. Análise de Textos

Proponha a leitura de um texto e peça aos alunos que identifiquem os substantivos e seus gêneros, promovendo a interpretação e a análise crítica. Habilidade BNCC: EF15LP15.