15 Ideias de Atividades (BNCC) futsal iniciação

1. Jogo de Passes

Uma atividade fundamental para a iniciação no futsal é o jogo de passes. Os alunos devem se organizar em duplas e praticar passes curtos e longos, alternando entre eles. Essa atividade desenvolve a precisão e a comunicação entre os jogadores. Habilidade BNCC: EF15EF01.

2. Dribles em Cones

Os alunos devem driblar a bola em um percurso demarcado por cones. Essa atividade ajuda a desenvolver a coordenação motora e o controle da bola. Os alunos podem ser desafiados a realizar dribles diferentes, como o drible de pé trocado. Habilidade BNCC: EF15EF02.

3. Mini-Jogo de Futsal

Organizar um mini-jogo de futsal com equipes reduzidas (4×4 ou 5×5) permite que os alunos pratiquem as habilidades aprendidas em um contexto de jogo real. Essa atividade promove o trabalho em equipe e a aplicação das regras do futsal. Habilidade BNCC: EF15EF03.

4. Chute ao Gol

Os alunos devem praticar chutes ao gol a partir de diferentes distâncias e ângulos. Essa atividade é essencial para desenvolver a força e a precisão dos chutes. Pode-se incluir desafios, como chutar em direção a alvos específicos dentro do gol. Habilidade BNCC: EF15EF04.

5. Jogo de Posse de Bola

Dividir os alunos em duas equipes e realizar um jogo de posse de bola, onde o objetivo é manter a bola em posse por um determinado tempo. Essa atividade estimula a movimentação sem a bola e a tomada de decisões rápidas. Habilidade BNCC: EF15EF05.

6. Circuito de Habilidades

Montar um circuito com diferentes estações, onde os alunos devem realizar atividades como passes, dribles e chutes. Essa atividade proporciona uma variedade de exercícios e mantém os alunos engajados. Habilidade BNCC: EF15EF06.

7. Jogo de Marcação

Realizar um jogo onde um grupo deve tentar marcar o outro, que deve se movimentar e passar a bola. Essa atividade desenvolve a habilidade de marcação e a movimentação em campo. Habilidade BNCC: EF15EF07.

8. Treino de Lances Livres

Os alunos devem praticar lances livres em diferentes situações de jogo. Essa atividade é importante para que os alunos aprendam a importância da precisão e da estratégia em momentos decisivos. Habilidade BNCC: EF15EF08.

9. Jogo de Revezamento

Organizar um jogo onde os alunos se revezam em diferentes posições (goleiro, atacante, defensor). Essa atividade ajuda os alunos a entenderem as diversas funções dentro de uma equipe de futsal. Habilidade BNCC: EF15EF09.

10. Desafio do Gol

Os alunos devem tentar marcar gols a partir de diferentes posições e condições, como chutar com o pé não dominante ou de olhos vendados. Essa atividade estimula a criatividade e a adaptação dos alunos em situações variadas. Habilidade BNCC: EF15EF10.

11. Jogo de Equipes Mistas

Promover um jogo entre equipes mistas, misturando alunos de diferentes habilidades e níveis. Essa atividade promove a inclusão e o respeito às diferenças, além de incentivar a colaboração. Habilidade BNCC: EF15EF11.

12. Treino de Defesa

Os alunos devem praticar técnicas de defesa, como desarmes e posicionamento. Essa atividade é crucial para que os alunos aprendam a importância da defesa no futsal. Habilidade BNCC: EF15EF12.

13. Jogo de Estratégia

Dividir os alunos em grupos e desafiá-los a criar uma estratégia de jogo. Essa atividade estimula o pensamento crítico e a capacidade de planejamento em equipe. Habilidade BNCC: EF15EF13.

14. Atividade de Alongamento

Antes e depois das atividades, realizar uma sessão de alongamento para prevenir lesões e melhorar a flexibilidade dos alunos. Essa prática é essencial para a saúde e o desempenho no futsal. Habilidade BNCC: EF15EF14.

15. Avaliação de Desempenho

Realizar uma atividade de avaliação onde os alunos podem demonstrar suas habilidades em passes, dribles e chutes. Essa atividade permite que os alunos recebam feedback e identifiquem áreas de melhoria. Habilidade BNCC: EF15EF15.