15 Ideias de Atividades (BNCC) futsal ensino médio

1. Jogo de Futsal Adaptado

Uma atividade que consiste em adaptar as regras do futsal para atender às necessidades de todos os alunos. Os estudantes podem criar suas próprias regras, promovendo a inclusão e a participação de todos. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15EF01, que enfatiza a prática de atividades físicas de forma inclusiva.

2. Torneio de Futsal

Organizar um torneio de futsal entre as turmas do ensino médio. Os alunos podem se dividir em equipes e participar de jogos eliminatórios. Essa atividade promove o trabalho em equipe e a competitividade saudável, alinhando-se à habilidade EF15EF02, que aborda a importância do trabalho em grupo.

3. Análise de Jogo

Os alunos assistem a um jogo de futsal e, em seguida, discutem as estratégias utilizadas pelas equipes. Essa atividade estimula o pensamento crítico e a análise tática, relacionada à habilidade EF15EF03, que incentiva a reflexão sobre práticas corporais.

4. Criação de Coreografias para a Entrada das Equipes

Os alunos podem criar coreografias para a entrada das equipes antes dos jogos. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão corporal, alinhando-se à habilidade EF15EF04, que valoriza a expressão artística nas práticas esportivas.

5. Oficina de Regras do Futsal

Realizar uma oficina onde os alunos aprendem as regras do futsal e sua importância para o jogo. Essa atividade promove o conhecimento das normas e a ética esportiva, relacionada à habilidade EF15EF05, que enfatiza a compreensão das regras nos esportes.

6. Futsal com Temática Cultural

Os alunos podem realizar jogos de futsal com temas culturais, como representar diferentes países. Essa atividade promove a diversidade cultural e a inclusão, alinhando-se à habilidade EF15EF06, que aborda a valorização da diversidade nas práticas corporais.

7. Treinamento de Habilidades Técnicas

Organizar sessões de treinamento focadas em habilidades técnicas do futsal, como passes, dribles e finalizações. Essa atividade é essencial para o desenvolvimento das competências motoras, alinhando-se à habilidade EF15EF07, que enfatiza o aprimoramento das habilidades motoras.

8. Debate sobre a Importância do Futsal

Promover um debate em sala de aula sobre a importância do futsal na formação de valores como respeito, disciplina e trabalho em equipe. Essa atividade estimula a argumentação e o pensamento crítico, relacionada à habilidade EF15EF08, que incentiva a reflexão sobre valores sociais.

9. Criação de um Blog sobre Futsal

Os alunos podem criar um blog onde compartilham notícias, análises e dicas sobre futsal. Essa atividade desenvolve habilidades de comunicação e escrita, alinhando-se à habilidade EF15EF09, que valoriza a produção de textos e a comunicação digital.

10. Futsal e Saúde

Realizar uma palestra sobre os benefícios do futsal para a saúde física e mental. Essa atividade promove a conscientização sobre a importância da atividade física, alinhando-se à habilidade EF15EF10, que aborda a relação entre atividade física e saúde.