15 Ideias de Atividades (BNCC) futsal ensino fundamental

1. Jogo de Passes

Uma atividade fundamental para desenvolver a habilidade de passes no futsal é o jogo de passes. Os alunos devem se organizar em duplas e praticar passes curtos e longos, alternando entre si. Essa atividade pode ser realizada em um espaço delimitado, onde os alunos devem passar a bola sem deixá-la cair. A habilidade BNCC correspondente é EF15EF02, que aborda a prática de jogos e atividades corporais.

2. Dribles em Circuito

Os alunos podem ser divididos em grupos e cada grupo deve realizar um circuito de dribles. O circuito pode incluir cones e outros obstáculos que os alunos devem contornar enquanto driblam a bola. Essa atividade desenvolve a coordenação motora e a agilidade, alinhando-se à habilidade BNCC EF15EF03, que enfatiza a execução de dribles e fintas.

3. Mini-Torneio de Futsal

Organizar um mini-torneio de futsal entre as turmas é uma excelente forma de aplicar o que foi aprendido em aula. Os alunos podem ser divididos em equipes, e cada equipe deve jogar contra as outras. Essa atividade promove o trabalho em equipe e a competitividade saudável, alinhando-se à habilidade BNCC EF15EF04, que trata da participação em jogos coletivos.

4. Treino de Finalizações

Os alunos devem praticar finalizações a partir de diferentes posições no campo. Para isso, é possível montar um gol e marcar áreas específicas onde os alunos devem direcionar a bola. Essa atividade é essencial para desenvolver a precisão e a força dos chutes, correspondendo à habilidade BNCC EF15EF05, que aborda a finalização em jogos.

5. Jogo de Posse de Bola

O jogo de posse de bola é uma atividade que ensina os alunos a manter a bola sob controle e a trabalhar em equipe. Os alunos devem se dividir em dois times, onde um time tenta manter a posse da bola enquanto o outro tenta recuperá-la. Essa atividade é importante para desenvolver a estratégia e o posicionamento, alinhando-se à habilidade BNCC EF15EF06, que trata da organização do jogo.

6. Atividade de Marcação

Os alunos devem praticar a marcação em duplas, onde um aluno tenta driblar enquanto o outro deve marcá-lo. Essa atividade ajuda a desenvolver a defesa e a leitura de jogo, correspondendo à habilidade BNCC EF15EF07, que aborda a importância da marcação em jogos coletivos.

7. Jogo de Concentração

Uma atividade que pode ser realizada é o jogo de concentração, onde os alunos devem passar a bola entre si, mas com a condição de que devem chamar o nome do colega antes de passar. Essa atividade ajuda a desenvolver a comunicação e a atenção, alinhando-se à habilidade BNCC EF15EF08, que enfatiza a interação entre os alunos durante as atividades.

8. Exercício de Lançamentos

Os alunos devem praticar lançamentos laterais e arremessos de meta. Essa atividade é importante para desenvolver a técnica de lançamento e a precisão, correspondendo à habilidade BNCC EF15EF09, que trata das diferentes formas de iniciar o jogo.

9. Jogo de Roda

Os alunos formam um círculo e um aluno fica no centro. O objetivo é passar a bola rapidamente entre os alunos do círculo, enquanto o aluno do centro tenta interceptar. Essa atividade desenvolve a agilidade e a rapidez de raciocínio, alinhando-se à habilidade BNCC EF15EF10, que aborda a dinâmica de jogo em equipe.

10. Atividade de Respeito às Regras

Promover uma atividade onde os alunos devem criar e discutir as regras do futsal é essencial para que compreendam a importância do respeito às normas. Essa atividade pode ser realizada em grupo e deve culminar em um jogo onde as regras discutidas sejam aplicadas. Essa prática está alinhada à habilidade BNCC EF15EF11, que enfatiza a cidadania e o respeito às regras em jogos.