15 Ideias de Atividades (BNCC) futsal chute a gol

1. Jogo de Chute a Gol com Alvos

Organize um jogo onde os alunos devem chutar a bola em direção a diferentes alvos dispostos no gol. Cada alvo pode ter uma pontuação diferente, incentivando os alunos a aprimorarem sua precisão. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15EF03, que aborda o desenvolvimento de habilidades motoras e a compreensão de regras de jogos.

2. Desafio do Chute em Duplas

Forme duplas e proponha um desafio onde um aluno deve chutar a bola enquanto o outro faz a defesa. Após um tempo determinado, os papéis se invertem. Essa atividade promove a habilidade de chutar e defender, alinhando-se à BNCC EF15EF04, que enfatiza a prática de atividades físicas em equipe.

3. Circuito de Chute a Gol

Monte um circuito com diferentes estações, onde os alunos devem realizar chutes a gol em condições variadas, como chutar de diferentes distâncias ou ângulos. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade BNCC EF15EF05, que incentiva a experimentação de diferentes formas de se movimentar.

4. Torneio de Chute a Gol

Organize um torneio entre as turmas, onde cada aluno deve participar de uma série de chutes a gol. Os resultados podem ser registrados e analisados, promovendo a competição saudável. Essa atividade se relaciona à habilidade BNCC EF15EF06, que aborda a importância do trabalho em equipe e da competição.

5. Chute a Gol com Obstáculos

Crie um percurso com obstáculos que os alunos devem driblar antes de chutar a gol. Essa atividade desenvolve a coordenação motora e o controle da bola, alinhando-se à BNCC EF15EF07, que enfatiza a importância da superação de desafios em atividades físicas.

6. Chute a Gol com Variação de Superfícies

Realize a atividade em diferentes superfícies, como grama, areia e piso sintético. Os alunos devem perceber como a superfície influencia o chute. Essa experiência está alinhada à BNCC EF15EF08, que aborda a percepção corporal e a adaptação a diferentes ambientes.

7. Jogo de Chute a Gol em Equipes

Divida a turma em equipes e promova um jogo onde o objetivo é marcar o maior número de gols. Essa atividade estimula o trabalho em equipe e a estratégia, alinhando-se à BNCC EF15EF09, que enfatiza a importância da colaboração em atividades físicas.

8. Chute a Gol com Feedback

Após cada chute, os alunos devem receber feedback dos colegas e do professor sobre a técnica utilizada. Essa prática ajuda no aprimoramento das habilidades e está relacionada à BNCC EF15EF10, que aborda a autoavaliação e a melhoria contínua nas atividades físicas.

9. Chute a Gol com Diferentes Tipos de Chute

Ensine os alunos a realizar diferentes tipos de chutes, como o chute colocado, o chute de trivela e o chute de peito do pé. Cada aluno deve praticar e demonstrar os diferentes tipos de chute, alinhando-se à BNCC EF15EF11, que aborda a diversidade de movimentos na prática esportiva.

10. Análise de Vídeo de Chutes a Gol

Grave os alunos enquanto realizam os chutes e, em seguida, analise os vídeos em grupo. Essa atividade promove a reflexão sobre a técnica e a performance, alinhando-se à BNCC EF15EF12, que incentiva a análise crítica das práticas esportivas.