15 Ideias de Atividades (BNCC) futebol iniciação

1. Jogo de Passes

Uma atividade fundamental para a iniciação no futebol é o jogo de passes. Os alunos devem se organizar em duplas e praticar passes curtos e longos, focando na precisão e no controle da bola. Essa atividade desenvolve a habilidade de passe e a comunicação entre os jogadores. Habilidade BNCC: EF15EF01.

2. Dribles em Cones

Os alunos devem driblar a bola em um percurso com cones dispostos em zigue-zague. Essa atividade ajuda a melhorar o controle da bola e a agilidade dos alunos. É importante que os professores incentivem a variação de dribles, como o uso de diferentes partes do pé. Habilidade BNCC: EF15EF02.

3. Mini-Jogo de Futebol

Organizar um mini-jogo em campo reduzido é uma excelente forma de aplicar as habilidades aprendidas. Divida os alunos em equipes e promova um jogo com regras simplificadas. Essa atividade estimula o trabalho em equipe e a aplicação prática das habilidades. Habilidade BNCC: EF15EF03.

4. Chute ao Alvo

Coloque alvos em diferentes áreas do gol e desafie os alunos a acertá-los com chutes. Essa atividade desenvolve a precisão dos chutes e a força aplicada. Os alunos podem competir entre si para ver quem acerta mais alvos. Habilidade BNCC: EF15EF04.

5. Corrida com a Bola

Os alunos devem correr com a bola em direção a um ponto específico, alternando entre correr com a bola e sem a bola. Essa atividade melhora a resistência e o controle da bola em movimento. Habilidade BNCC: EF15EF05.

6. Jogo de Posse de Bola

Divida os alunos em grupos e promova um jogo onde o objetivo é manter a posse da bola por mais tempo. Essa atividade desenvolve a habilidade de passe e a movimentação sem a bola. Habilidade BNCC: EF15EF06.

7. Treino de Finalização

Os alunos devem praticar finalizações a partir de diferentes posições no campo. Essa atividade é essencial para desenvolver a habilidade de chute e a tomada de decisão em situações de jogo. Habilidade BNCC: EF15EF07.

8. Atividade de Marcação

Organize uma atividade onde os alunos devem marcar um adversário durante um jogo. Essa prática ensina a importância da defesa e a leitura de jogo. Habilidade BNCC: EF15EF08.

9. Circuito de Habilidades

Monte um circuito com diferentes estações, como dribles, passes e chutes. Os alunos devem passar por cada estação, praticando as habilidades específicas. Essa atividade promove a diversidade de habilidades e o condicionamento físico. Habilidade BNCC: EF15EF09.

10. Jogo de Futebol Adaptado

Para incluir todos os alunos, promova um jogo de futebol adaptado, onde as regras são ajustadas para facilitar a participação. Essa atividade é importante para a inclusão e o respeito às diferenças. Habilidade BNCC: EF15EF10.