15 Ideias de Atividades (BNCC) futebol ensino médio

1. Jogo de Futebol Adaptado

Uma atividade que consiste em adaptar as regras do futebol para incluir todos os alunos, independentemente de suas habilidades. Os alunos podem jogar em equipes mistas, onde cada jogador tem um papel específico, como goleiro, defensor ou atacante. Essa atividade promove a inclusão e o trabalho em equipe, além de desenvolver habilidades motoras e estratégicas. Habilidade BNCC: EF15EF01.

2. Análise de Jogos de Futebol

Os alunos assistem a um jogo de futebol e, em seguida, discutem as táticas utilizadas pelas equipes. Eles podem analisar a formação, as jogadas e as estratégias de ataque e defesa. Essa atividade estimula o pensamento crítico e a capacidade de análise. Habilidade BNCC: EF15EF02.

3. Criação de um Jornal do Futebol

Os alunos criam um jornal escolar que cobre eventos de futebol, incluindo notícias, entrevistas com jogadores e análises de partidas. Essa atividade desenvolve habilidades de escrita, pesquisa e trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EF15EF03.

4. Debate sobre o Futebol e a Sociedade

Promover um debate sobre o impacto do futebol na sociedade, discutindo temas como inclusão, racismo e desigualdade. Os alunos devem pesquisar e apresentar argumentos, desenvolvendo suas habilidades de oratória e argumentação. Habilidade BNCC: EF15EF04.

5. Criação de um Torneio de Futebol

Organizar um torneio de futebol entre as turmas, onde os alunos são responsáveis por todas as etapas, desde a organização até a execução. Essa atividade ensina sobre liderança, organização e trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EF15EF05.

6. Estudo das Regras do Futebol

Os alunos estudam as regras oficiais do futebol e, em seguida, aplicam esse conhecimento em um jogo prático. Essa atividade ajuda a entender a importância das regras em qualquer esporte e promove o respeito às normas. Habilidade BNCC: EF15EF06.

7. Elaboração de um Projeto de Futebol

Os alunos desenvolvem um projeto que visa promover o futebol em sua comunidade, incluindo ações como aulas gratuitas, torneios e eventos. Essa atividade estimula o empreendedorismo e a responsabilidade social. Habilidade BNCC: EF15EF07.

8. Criação de um Blog sobre Futebol

Os alunos criam um blog onde podem publicar artigos, análises e opiniões sobre futebol. Essa atividade desenvolve habilidades de escrita, criatividade e uso de tecnologia. Habilidade BNCC: EF15EF08.

9. Estudo da História do Futebol

Os alunos pesquisam a história do futebol, desde suas origens até os dias atuais, e apresentam suas descobertas em forma de apresentação ou mural. Essa atividade promove a pesquisa e o conhecimento cultural. Habilidade BNCC: EF15EF09.

10. Oficina de Habilidades de Futebol

Realizar uma oficina onde os alunos podem aprender e praticar habilidades específicas do futebol, como dribles, passes e chutes. Essa atividade é essencial para o desenvolvimento físico e motor dos alunos. Habilidade BNCC: EF15EF10.

11. Análise de Estatísticas de Futebol

Os alunos coletam e analisam estatísticas de jogos de futebol, como gols, assistências e posse de bola, utilizando gráficos e tabelas. Essa atividade desenvolve habilidades matemáticas e analíticas. Habilidade BNCC: EF15EF11.

12. Criação de um Vídeo sobre Futebol

Os alunos produzem um vídeo que pode ser um documentário, uma análise de jogo ou uma reportagem sobre um evento de futebol. Essa atividade estimula a criatividade e o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EF15EF12.

13. Discussão sobre Ética no Futebol

Promover uma discussão sobre a ética no futebol, abordando temas como fair play, doping e corrupção. Os alunos devem pesquisar e apresentar suas opiniões, desenvolvendo habilidades críticas. Habilidade BNCC: EF15EF13.

14. Criação de Cartazes sobre Futebol

Os alunos criam cartazes informativos sobre regras, jogadores ou eventos históricos do futebol, que podem ser expostos na escola. Essa atividade promove a criatividade e o trabalho em grupo. Habilidade BNCC: EF15EF14.

15. Simulação de uma Conferência de Imprensa

Os alunos simulam uma conferência de imprensa onde representam jogadores e técnicos, respondendo a perguntas sobre jogos e estratégias. Essa atividade desenvolve habilidades de comunicação e expressão. Habilidade BNCC: EF15EF15.