15 Ideias de Atividades (BNCC) futebol ensino fundamental

1. Jogo de Passes

Organize uma atividade em que os alunos formem duplas e pratiquem passes de futebol. Os alunos devem se posicionar a uma distância de 5 metros e realizar passes com os pés, focando na precisão e na força. Essa atividade pode ser adaptada para incluir diferentes tipos de passes, como passes curtos e longos. Habilidade BNCC: EF15EF01.

2. Mini-Campeonato

Divida a turma em equipes e organize um mini-campeonato de futebol. As partidas podem ter duração de 10 a 15 minutos, e os alunos devem aplicar as regras básicas do futebol. Essa atividade promove o trabalho em equipe e a compreensão das regras do jogo. Habilidade BNCC: EF15EF02.

3. Dribles Criativos

Proponha uma atividade onde os alunos devem criar seus próprios dribles. Cada aluno terá um tempo para apresentar seu drible para a turma, e os colegas podem votar no mais criativo. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão corporal. Habilidade BNCC: EF15EF03.

4. Treino de Finalizações

Monte um circuito de finalizações onde os alunos devem chutar a bola em direção ao gol a partir de diferentes posições. Utilize cones para demarcar os locais de chute e incentive os alunos a utilizar diferentes partes do pé. Habilidade BNCC: EF15EF04.

5. Jogo de Posse de Bola

Realize um jogo onde as equipes devem manter a posse da bola por um determinado tempo. O objetivo é trabalhar a habilidade de passe e movimentação sem a bola. Essa atividade ajuda os alunos a entenderem a importância da posse de bola no futebol. Habilidade BNCC: EF15EF05.

6. Circuito de Habilidades

Crie um circuito com diferentes estações que envolvam habilidades do futebol, como dribles, passes e finalizações. Os alunos devem passar por todas as estações, realizando as atividades propostas. Essa dinâmica promove a prática de diversas habilidades em um único momento. Habilidade BNCC: EF15EF06.

7. Análise de Jogo

Exiba um jogo de futebol e peça aos alunos que analisem as jogadas, identificando estratégias e táticas utilizadas pelas equipes. Após a análise, promova uma discussão sobre o que observaram e como poderiam aplicar essas estratégias em suas próprias partidas. Habilidade BNCC: EF15EF07.

8. Futebol Adaptado

Desenvolva uma atividade de futebol adaptado, onde as regras do jogo são modificadas para incluir todos os alunos, independentemente de suas habilidades. Isso pode incluir o uso de bolas maiores ou a inclusão de mais jogadores em campo. Habilidade BNCC: EF15EF08.

9. Criação de Regras

Peça aos alunos que criem suas próprias regras para um jogo de futebol. Após a elaboração, as regras devem ser testadas em um jogo. Essa atividade estimula o pensamento crítico e a criatividade dos alunos. Habilidade BNCC: EF15EF09.

10. Futebol e Saúde

Realize uma aula teórica sobre os benefícios do futebol para a saúde, abordando temas como condicionamento físico, trabalho em equipe e disciplina. Em seguida, promova uma atividade prática onde os alunos possam aplicar o que aprenderam. Habilidade BNCC: EF15EF10.

11. Desafio de Cones

Monte um percurso com cones e desafie os alunos a driblarem entre eles com a bola. O objetivo é melhorar o controle da bola e a agilidade. Essa atividade pode ser cronometrada para aumentar a competitividade. Habilidade BNCC: EF15EF11.

12. Futebol e Cultura

Promova uma discussão sobre a importância do futebol na cultura brasileira. Os alunos podem pesquisar sobre jogadores famosos, clubes e a história do futebol no Brasil, apresentando suas descobertas para a turma. Habilidade BNCC: EF15EF12.

13. Jogo de Imitação

Realize um jogo onde os alunos devem imitar os movimentos de jogadores famosos. Essa atividade pode incluir dribles, chutes e comemorações, promovendo a expressão corporal e a diversão. Habilidade BNCC: EF15EF13.

14. Futebol em Equipe

Organize uma atividade onde os alunos devem trabalhar em equipe para resolver um problema relacionado ao futebol, como a criação de uma estratégia para vencer um jogo. Essa atividade estimula o trabalho em grupo e a comunicação. Habilidade BNCC: EF15EF14.

15. Torneio de Futebol de Mesa

Para diversificar, organize um torneio de futebol de mesa, onde os alunos podem competir em duplas. Essa atividade promove a competição saudável e a diversão, além de ser uma alternativa para dias de chuva. Habilidade BNCC: EF15EF15.