15 Ideias de Atividades (BNCC) função logarítmica

1. Introdução à Função Logarítmica

A função logarítmica é um conceito fundamental na matemática, especialmente no ensino médio. Para introduzir os alunos a essa função, uma atividade interessante é pedir que eles explorem a relação entre a função logarítmica e a exponencial. Os alunos podem criar gráficos de ambas as funções e discutir suas características. Essa atividade está alinhada com a habilidade BNCC EM13MAT302, que propõe a análise de diferentes representações de funções.

2. Gráficos de Funções Logarítmicas

Uma atividade prática é a construção de gráficos de funções logarítmicas utilizando softwares como GeoGebra. Os alunos podem manipular os parâmetros da função logarítmica, observando como as alterações afetam o gráfico. Essa atividade atende à habilidade BNCC EM13MAT303, que envolve a interpretação de gráficos e tabelas.

3. Aplicações da Função Logarítmica

Os alunos podem pesquisar e apresentar aplicações reais da função logarítmica, como em escalas de pH ou decibéis. Essa atividade estimula a pesquisa e a apresentação oral, alinhando-se à habilidade BNCC EM13MAT305, que incentiva a comunicação matemática.

4. Resolução de Problemas com Logaritmos

Propor problemas do cotidiano que envolvam logaritmos, como o cálculo do tempo necessário para que um investimento dobre, pode ser uma atividade envolvente. Essa prática está relacionada à habilidade BNCC EM13MAT306, que foca na resolução de problemas matemáticos.

5. Jogo de Perguntas sobre Logaritmos

Organizar um jogo de perguntas e respostas sobre propriedades dos logaritmos pode ser uma forma divertida de revisar o conteúdo. Os alunos podem trabalhar em grupos, promovendo a colaboração e o aprendizado ativo, conforme a habilidade BNCC EM13MAT307.

6. Experimentos com Crescimento Logarítmico

Os alunos podem realizar experimentos que demonstrem o crescimento logarítmico, como o crescimento de bactérias em um meio de cultura. Essa atividade prática se alinha à habilidade BNCC EM13MAT308, que envolve a investigação e experimentação.

7. Comparação de Funções

Uma atividade interessante é comparar a função logarítmica com outras funções, como a linear e a quadrática. Os alunos podem criar tabelas e gráficos para visualizar as diferenças. Essa atividade atende à habilidade BNCC EM13MAT309, que propõe a comparação de diferentes funções.

8. Criação de um Blog sobre Logaritmos

Os alunos podem criar um blog onde compartilham suas descobertas sobre a função logarítmica, incluindo exemplos e aplicações. Essa atividade estimula a escrita e a reflexão, alinhando-se à habilidade BNCC EM13MAT310, que envolve a produção de textos matemáticos.

9. Estudo de Casos Históricos

Os alunos podem pesquisar a história do logaritmo e como ele foi desenvolvido por matemáticos como John Napier. Essa atividade promove a interdisciplinaridade e a pesquisa, alinhando-se à habilidade BNCC EM13MAT311, que incentiva a contextualização histórica da matemática.

10. Simulação de Situações Reais

Por fim, os alunos podem simular situações que envolvem logaritmos, como a medição de terremotos na escala Richter. Essa atividade prática conecta a matemática com a realidade, atendendo à habilidade BNCC EM13MAT312, que busca a aplicação da matemática em contextos reais.