15 Ideias de Atividades (BNCC) frase, oração e período

1. Jogo das Frases

Uma atividade interativa onde os alunos devem formar frases a partir de palavras soltas. O professor pode fornecer um conjunto de palavras e os alunos devem criar frases coerentes, respeitando a estrutura da oração. Essa atividade está alinhada com a habilidade EF15LP01, que envolve a produção de frases e o uso adequado de verbos e substantivos.

2. Caça-Palavras de Oração

Os alunos recebem um caça-palavras com diferentes orações escondidas. Ao encontrá-las, devem escrever a estrutura de cada uma, identificando sujeito e predicado. Essa atividade atende à habilidade EF15LP02, que trata da identificação de elementos da oração.

3. Criação de Histórias em Quadrinhos

Nesta atividade, os alunos devem criar uma história em quadrinhos utilizando frases curtas e claras. O foco é a construção de diálogos que respeitem a estrutura da oração. Essa prática está alinhada com a habilidade EF15LP03, que envolve a produção de textos narrativos.

4. Montagem de Frases com Cartões

Os alunos recebem cartões com palavras e devem montar frases completas. O professor pode desafiar os alunos a criar frases com diferentes tempos verbais. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF15LP04, que envolve a construção de frases e a variação de tempos verbais.

5. Análise de Textos Literários

Os alunos leem um texto literário e devem identificar as frases e orações presentes. Em seguida, devem discutir em grupos sobre a função de cada uma. Essa atividade está alinhada com a habilidade EF15LP05, que envolve a análise de textos e a identificação de suas estruturas.

6. Jogo da Memória com Frases

Os alunos jogam um jogo da memória onde devem encontrar pares de frases que têm significados semelhantes. Essa atividade ajuda na compreensão da estrutura da frase e está alinhada com a habilidade EF15LP06, que envolve a interpretação de frases e orações.

7. Produção de Poemas

Nesta atividade, os alunos são incentivados a escrever poemas utilizando diferentes tipos de frases. O foco é a criatividade e a estruturação das orações. Essa prática se relaciona com a habilidade EF15LP07, que envolve a produção de textos poéticos.

8. Debate sobre Frases e Oração

Os alunos participam de um debate onde devem usar frases completas para expressar suas opiniões. O professor pode orientar sobre a importância da clareza na comunicação. Essa atividade atende à habilidade EF15LP08, que envolve a argumentação e a construção de frases coerentes.

9. Criação de Cartazes

Os alunos criam cartazes informativos sobre um tema específico, utilizando frases e orações para transmitir informações. Essa atividade está alinhada com a habilidade EF15LP09, que envolve a produção de textos informativos.

10. Jogo de Perguntas e Respostas

Os alunos participam de um jogo onde devem formular perguntas e respostas utilizando frases completas. Essa atividade estimula a prática da oralidade e está alinhada com a habilidade EF15LP10, que envolve a interação oral e a construção de frases.