15 Ideias de Atividades (BNCC) francês

1. Jogo de Vocabulário: As Cores

Uma atividade interativa onde os alunos aprendem as cores em francês. Os alunos devem identificar objetos na sala de aula e nomeá-los na língua francesa. Essa atividade pode ser complementada com cartões de cores e imagens, promovendo a associação visual. Habilidade BNCC: EF15LP02.

2. Criação de Diários em Francês

Os alunos são incentivados a manter um diário em francês, onde escrevem sobre suas atividades diárias, sentimentos e experiências. Essa prática ajuda a desenvolver a escrita e a expressão pessoal na língua. Habilidade BNCC: EF15LP03.

3. Teatro de Fantoches

Os alunos criam fantoches e elaboram pequenas peças teatrais em francês. Essa atividade estimula a criatividade e a prática oral, além de promover o trabalho em grupo. Habilidade BNCC: EF15LP04.

4. Jogos de Tabuleiro em Francês

Utilizar jogos de tabuleiro adaptados para o francês, onde os alunos devem responder perguntas ou realizar tarefas em francês para avançar no jogo. Isso torna o aprendizado divertido e dinâmico. Habilidade BNCC: EF15LP05.

5. Música e Dança Francesa

Os alunos aprendem músicas populares francesas e criam coreografias. Essa atividade ajuda na memorização de vocabulário e na compreensão auditiva, além de ser uma forma de explorar a cultura francesa. Habilidade BNCC: EF15LP06.

6. Entrevistas em Duplas

Os alunos se dividem em duplas e realizam entrevistas uns com os outros, utilizando perguntas simples em francês. Essa atividade promove a prática da fala e a escuta ativa. Habilidade BNCC: EF15LP07.

7. Criação de Cartazes Temáticos

Os alunos criam cartazes sobre temas variados, como a cultura francesa, gastronomia ou pontos turísticos, utilizando vocabulário em francês. Essa atividade estimula a pesquisa e a criatividade. Habilidade BNCC: EF15LP08.

8. Jogos de Role-Playing

Os alunos participam de jogos de interpretação de papéis, onde assumem personagens e interagem em situações cotidianas em francês. Essa prática ajuda a desenvolver a fluência e a confiança ao falar. Habilidade BNCC: EF15LP09.

9. Leitura de Contos Franceses

Os alunos leem contos clássicos franceses e discutem suas histórias e personagens. Essa atividade enriquece o vocabulário e promove a compreensão de textos literários. Habilidade BNCC: EF15LP10.

10. Criação de Vídeos em Francês

Os alunos produzem pequenos vídeos onde falam sobre temas de interesse, utilizando o francês. Essa atividade estimula a criatividade e a prática da língua em um formato moderno e acessível. Habilidade BNCC: EF15LP11.

11. Quiz Interativo

Os alunos participam de um quiz em grupo, respondendo perguntas sobre vocabulário e gramática francesa. Essa atividade promove a competição saudável e o aprendizado colaborativo. Habilidade BNCC: EF15LP12.

12. Cozinha Francesa

Os alunos aprendem a preparar pratos simples da culinária francesa, seguindo receitas em francês. Essa atividade integra cultura e linguagem, proporcionando uma experiência prática e saborosa. Habilidade BNCC: EF15LP13.

13. Apresentações Culturais

Os alunos escolhem um aspecto da cultura francesa para apresentar à turma, utilizando o francês. Essa atividade estimula a pesquisa e a prática oral, além de promover o respeito à diversidade cultural. Habilidade BNCC: EF15LP14.

14. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos criam histórias em quadrinhos em francês, desenvolvendo personagens e enredos. Essa atividade estimula a criatividade e a prática da escrita de forma lúdica. Habilidade BNCC: EF15LP15.

15. Debates em Francês

Os alunos participam de debates sobre temas atuais, utilizando o francês. Essa atividade desenvolve habilidades argumentativas e de escuta, além de promover a expressão de opiniões. Habilidade BNCC: EF15LP16.