15 Ideias de Atividades (BNCC) frações 5º ano

1. Jogo de Frações com Cartas

Crie um jogo de cartas onde cada carta representa uma fração. Os alunos devem combinar cartas que formem frações equivalentes ou que somem uma unidade. Essa atividade estimula o raciocínio lógico e a compreensão das frações. Habilidade BNCC: EF05MA13.

2. Frações na Cozinha

Proponha uma atividade em que os alunos devem seguir uma receita que utiliza frações, como a de um bolo. Eles devem medir os ingredientes, discutindo a importância das frações no dia a dia. Habilidade BNCC: EF05MA12.

3. Frações em Gráficos

Os alunos devem criar gráficos de setores utilizando frações para representar diferentes partes de um todo, como a distribuição de frutas em uma cesta. Essa atividade ajuda a visualizar a aplicação das frações em representações gráficas. Habilidade BNCC: EF05MA14.

4. Jogo de Tabuleiro de Frações

Desenvolva um jogo de tabuleiro onde os alunos avançam casas ao resolver problemas de frações. Cada casa pode ter uma questão diferente, promovendo a prática e a revisão do conteúdo. Habilidade BNCC: EF05MA13.

5. Frações em Música

Utilize músicas que tenham frações em suas letras. Os alunos podem identificar e discutir as frações presentes, além de criar suas próprias letras utilizando frações. Habilidade BNCC: EF05MA12.

6. Atividade de Frações com Material Dourado

Utilize o material dourado para representar frações. Os alunos podem montar e desmontar as peças, visualizando as frações de forma concreta. Habilidade BNCC: EF05MA11.

7. Criação de Cartazes de Frações

Os alunos devem criar cartazes ilustrativos que expliquem diferentes tipos de frações, como frações próprias, impróprias e mistas. Essa atividade estimula a pesquisa e a criatividade. Habilidade BNCC: EF05MA12.

8. Frações em Jogos Digitais

Utilize jogos online que abordem frações. Os alunos podem jogar em duplas ou grupos, discutindo as estratégias utilizadas para resolver os problemas. Habilidade BNCC: EF05MA14.

9. Frações e Medidas

Proponha uma atividade onde os alunos devem medir objetos da sala utilizando frações. Eles podem registrar as medidas e discutir a importância das frações em situações práticas. Habilidade BNCC: EF05MA12.

10. Contação de Histórias com Frações

Os alunos devem criar e contar histórias que envolvam frações, como dividir uma pizza entre amigos. Essa atividade estimula a oralidade e a compreensão do conceito de fração. Habilidade BNCC: EF05MA13.

11. Frações em Jogos de Tabuleiro

Crie um jogo de tabuleiro onde os alunos devem resolver problemas de frações para avançar. Isso promove a interação e a prática do conteúdo de forma lúdica. Habilidade BNCC: EF05MA14.

12. Atividade de Frações com Origami

Utilize origami para ensinar frações. Os alunos podem dobrar papéis em diferentes frações, visualizando a divisão de um todo. Habilidade BNCC: EF05MA11.

13. Frações e Esportes

Os alunos devem calcular frações relacionadas a esportes, como a porcentagem de acertos em um jogo de basquete. Essa atividade conecta o conteúdo matemático com a realidade. Habilidade BNCC: EF05MA12.

14. Frações em Experimentos Científicos

Realize experimentos que envolvam frações, como misturar líquidos em diferentes proporções. Os alunos devem registrar e analisar os resultados. Habilidade BNCC: EF05MA14.

15. Frações e Arte

Os alunos devem criar obras de arte utilizando frações, como dividir uma tela em partes iguais e pintar cada parte de uma cor diferente. Essa atividade estimula a criatividade e a compreensão visual das frações. Habilidade BNCC: EF05MA13.