15 Ideias de Atividades (BNCC) formas geométricas 5º ano

1. Construindo Formas Geométricas com Materiais Recicláveis

Nesta atividade, os alunos devem coletar materiais recicláveis, como papelão, garrafas plásticas e tampas, para construir formas geométricas. Os estudantes podem trabalhar em grupos, o que promove a colaboração e o aprendizado coletivo. A atividade pode ser enriquecida com discussões sobre as propriedades das formas construídas, como número de lados e ângulos. Habilidade BNCC: (EF05MA03).

2. Caça ao Tesouro Geométrico

Os professores podem organizar uma caça ao tesouro onde os alunos precisam encontrar objetos na sala de aula ou no pátio que representem diferentes formas geométricas. Cada objeto encontrado deve ser registrado em uma tabela, e os alunos devem descrever suas características. Essa atividade estimula a observação e a identificação de formas no cotidiano. Habilidade BNCC: (EF05MA02).

3. Desenhando Formas Geométricas com Giz

Utilizando giz, os alunos podem desenhar formas geométricas no chão da escola ou em um quadro. Após desenhar, eles devem identificar e discutir as propriedades de cada forma, como simetria e ângulos. Essa atividade é excelente para desenvolver a coordenação motora e a percepção espacial. Habilidade BNCC: (EF05MA01).

4. Jogos de Tabuleiro com Formas Geométricas

Os alunos podem criar um jogo de tabuleiro que envolva formas geométricas. Cada casa do tabuleiro pode representar uma forma diferente, e os jogadores devem responder perguntas sobre as propriedades das formas para avançar. Essa atividade combina criatividade e raciocínio lógico. Habilidade BNCC: (EF05MA04).

5. Origami e Formas Geométricas

Introduzir o origami como uma forma de explorar as propriedades das formas geométricas. Os alunos podem aprender a fazer figuras como quadrados, triângulos e hexágonos, discutindo as características de cada uma. Essa atividade promove a paciência e a atenção aos detalhes. Habilidade BNCC: (EF05MA05).

6. Formas Geométricas na Natureza

Os alunos devem sair para uma caminhada e observar formas geométricas na natureza, como folhas, flores e pedras. Após a observação, eles podem desenhar ou fotografar as formas encontradas e apresentar suas descobertas para a turma. Essa atividade conecta o aprendizado à realidade e estimula a curiosidade. Habilidade BNCC: (EF05MA06).

7. Montagem de um Mural de Formas Geométricas

Os alunos podem criar um mural coletivo utilizando recortes de revistas e jornais que contenham formas geométricas. Cada aluno deve apresentar sua contribuição e explicar a forma escolhida. Essa atividade promove o trabalho em equipe e a expressão artística. Habilidade BNCC: (EF05MA07).

8. Formas Geométricas em Jogos Digitais

Utilizar jogos digitais que envolvam formas geométricas pode ser uma forma divertida de aprender. Os alunos podem jogar e, em seguida, discutir as formas que encontraram durante o jogo. Essa atividade integra tecnologia ao aprendizado e torna o conteúdo mais atrativo. Habilidade BNCC: (EF05MA08).

9. Criação de Histórias em Quadrinhos com Formas Geométricas

Os alunos podem criar histórias em quadrinhos onde os personagens e cenários são baseados em formas geométricas. Essa atividade estimula a criatividade e a narrativa, além de reforçar o conhecimento sobre as formas. Habilidade BNCC: (EF05MA09).

10. Formas Geométricas e Música

Os alunos podem criar uma música ou uma dança que represente diferentes formas geométricas. Cada forma pode ter um movimento específico associado a ela. Essa atividade une arte e matemática, tornando o aprendizado mais dinâmico e divertido. Habilidade BNCC: (EF05MA10).