15 Ideias de Atividades (BNCC) formas geométricas 4º ano

1. Construindo Formas Geométricas com Materiais Recicláveis

Nesta atividade, os alunos devem coletar materiais recicláveis, como papelão, garrafas plásticas e tampas, para construir formas geométricas. A atividade promove a criatividade e a consciência ambiental, além de permitir que os alunos identifiquem e nomeiem as formas. Habilidade BNCC: (EF03MA12) – Identificar e nomear formas geométricas em diferentes contextos.

2. Jogo da Memória com Formas Geométricas

Os alunos criam um jogo da memória utilizando cartões com diferentes formas geométricas. Cada par deve conter a forma e seu nome. Essa atividade estimula a memória visual e o reconhecimento das formas. Habilidade BNCC: (EF03MA13) – Reconhecer e nomear formas geométricas em situações do cotidiano.

3. Caça ao Tesouro Geométrico

Organize uma caça ao tesouro onde os alunos devem encontrar objetos na sala de aula ou no pátio que correspondam a diferentes formas geométricas. Eles devem registrar suas descobertas em um caderno. Habilidade BNCC: (EF03MA14) – Identificar formas geométricas em objetos do cotidiano.

4. Desenho de Formas Geométricas com Giz de Cera

Os alunos devem desenhar diferentes formas geométricas em uma folha de papel utilizando giz de cera. Após o desenho, eles podem colorir e apresentar suas obras para a turma, explicando as formas que utilizaram. Habilidade BNCC: (EF03AR01) – Produzir desenhos e pinturas utilizando diferentes técnicas e materiais.

5. Montagem de Quebra-Cabeça Geométrico

Crie um quebra-cabeça com formas geométricas recortadas em papel. Os alunos devem montar as peças, identificando cada forma ao encaixá-las. Essa atividade desenvolve a coordenação motora e o raciocínio lógico. Habilidade BNCC: (EF03MA15) – Resolver problemas que envolvam formas geométricas.

6. Formas Geométricas em 3D

Utilizando massinha de modelar, os alunos devem criar formas geométricas tridimensionais. Após a construção, cada aluno apresenta sua forma e discute suas características. Habilidade BNCC: (EF03MA16) – Identificar e descrever formas geométricas em diferentes dimensões.

7. Criação de um Mapa Geométrico

Os alunos devem desenhar um mapa da sala de aula ou da escola, utilizando formas geométricas para representar os diferentes ambientes. Essa atividade estimula a percepção espacial e a criatividade. Habilidade BNCC: (EF03MA17) – Representar e interpretar informações em mapas e plantas.

8. Formas Geométricas na Natureza

Leve os alunos para um passeio ao ar livre e peça que observem formas geométricas na natureza, como folhas, flores e pedras. Eles devem registrar suas observações em um caderno. Habilidade BNCC: (EF03MA18) – Observar e registrar formas geométricas na natureza.

9. Jogo de Classificação de Formas

Os alunos recebem uma variedade de formas geométricas recortadas e devem classificá-las em grupos de acordo com suas características, como número de lados e ângulos. Habilidade BNCC: (EF03MA19) – Classificar formas geométricas de acordo com suas propriedades.

10. Criação de Histórias com Formas Geométricas

Os alunos devem criar uma história em quadrinhos utilizando formas geométricas como personagens. Essa atividade estimula a criatividade e a narrativa, além de reforçar o aprendizado sobre as formas. Habilidade BNCC: (EF03AR02) – Criar narrativas visuais utilizando diferentes elementos gráficos.