15 Ideias de Atividades (BNCC) fonemas e letras 6º ano

1. Jogo dos Fonemas

Os alunos serão divididos em grupos e receberão cartões com diferentes fonemas. Cada grupo deve criar palavras que contenham os fonemas apresentados. Essa atividade estimula a identificação e a produção de palavras, além de promover o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Caça-Palavras de Letras

Crie um caça-palavras utilizando palavras que começam com diferentes letras do alfabeto. Os alunos devem encontrar as palavras e, em seguida, escrever uma frase para cada uma delas. Essa atividade ajuda na fixação das letras e na construção de frases. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Bingo dos Fonemas

Prepare cartelas de bingo com fonemas e letras. O professor irá chamar palavras e os alunos devem marcar os fonemas correspondentes. O primeiro a completar a cartela ganha. Essa atividade é divertida e reforça o reconhecimento dos fonemas. Habilidade BNCC: EF15LP03.

4. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos devem criar uma história em quadrinhos utilizando palavras que contenham fonemas específicos. Essa atividade estimula a criatividade e a aplicação prática dos fonemas em um contexto narrativo. Habilidade BNCC: EF15LP04.

5. Mapa Fonético

Os alunos devem criar um mapa fonético com palavras que começam com cada letra do alfabeto. Eles podem desenhar ou colar imagens que representem as palavras. Essa atividade ajuda na visualização e na organização dos fonemas. Habilidade BNCC: EF15LP05.

6. Jogo da Memória de Letras

Crie um jogo da memória com cartões que tenham letras e imagens correspondentes. Os alunos devem encontrar os pares, associando a letra à imagem que representa a palavra. Essa atividade é excelente para a memorização das letras. Habilidade BNCC: EF15LP06.

7. Rimas e Fonemas

Os alunos devem criar uma lista de palavras que rimam e identificar os fonemas em comum. Em seguida, podem apresentar suas rimas em forma de poesia. Essa atividade desenvolve a sensibilidade fonética e a criatividade. Habilidade BNCC: EF15LP07.

8. Atividade de Ditado

Realize um ditado com palavras que contenham fonemas específicos. Após o ditado, os alunos devem analisar as palavras e identificar os fonemas presentes. Essa atividade reforça a ortografia e a consciência fonológica. Habilidade BNCC: EF15LP08.

9. Produção de Vídeos

Os alunos devem produzir um vídeo curto em que falam sobre palavras que começam com um fonema específico. Eles podem usar objetos ou imagens para ilustrar. Essa atividade integra tecnologia e linguagem. Habilidade BNCC: EF15LP09.

10. Jogo de Perguntas e Respostas

Organize um jogo de perguntas e respostas onde as perguntas devem ser formuladas utilizando palavras que contenham fonemas específicos. Os alunos devem responder corretamente para ganhar pontos. Essa atividade promove a oralidade e o raciocínio. Habilidade BNCC: EF15LP10.