15 Ideias de Atividades (BNCC) folclore na educação infantil

1. Contação de Histórias Folclóricas

A contação de histórias é uma atividade rica que estimula a imaginação das crianças. Os professores podem escolher contos populares como “A Lenda do Saci” ou “A História da Iara”. Ao contar essas histórias, é importante usar entonações diferentes e gestos que ajudem a prender a atenção dos pequenos. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15LP01, que propõe a valorização da cultura popular por meio da literatura.

2. Criação de Fantoches de Dedos

Os alunos podem criar fantoches de dedos inspirados em personagens do folclore brasileiro, como o Curupira ou a Mula Sem Cabeça. Essa atividade estimula a criatividade e a coordenação motora. Os professores podem orientar as crianças a desenhar e recortar os fantoches, além de encenar pequenas peças, promovendo a habilidade BNCC EF15AR02, que incentiva a expressão artística.

3. Dança do Folclore

Promover uma aula de dança com músicas folclóricas brasileiras, como o “Samba de Roda” ou “Quadrilha”, é uma excelente forma de integrar cultura e movimento. Os alunos podem aprender os passos básicos e até criar suas próprias coreografias. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EF15AR03, que aborda a apreciação e a prática de danças populares.

4. Pintura de Máscaras de Folclore

As crianças podem criar e pintar máscaras inspiradas em personagens folclóricos, como o Boto ou a Cuca. Essa atividade permite que os alunos explorem cores e formas, desenvolvendo habilidades motoras e criativas. A atividade se alinha à habilidade BNCC EF15AR01, que incentiva a produção artística e a valorização da cultura local.

5. Jogo de Memória com Personagens Folclóricos

Os professores podem criar um jogo de memória utilizando cartas com imagens de personagens do folclore. Essa atividade estimula a memória e a concentração das crianças, além de promover o conhecimento sobre a cultura brasileira. A atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15LP02, que propõe a identificação de diferentes culturas.

6. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem criar histórias em quadrinhos baseadas em contos folclóricos. Essa atividade estimula a escrita e a criatividade, permitindo que as crianças reinterpretem as histórias de forma lúdica. A habilidade BNCC EF15LP03 é contemplada, pois promove a produção textual e a leitura de diferentes gêneros.

7. Oficina de Artesanato com Materiais Recicláveis

Os alunos podem criar objetos inspirados no folclore utilizando materiais recicláveis, como garrafas PET e papelão. Essa atividade promove a consciência ambiental e a criatividade, além de estar alinhada à habilidade BNCC EF15AR04, que incentiva a produção de arte com diferentes materiais.

8. Mapa do Folclore Brasileiro

Os professores podem criar um mapa do Brasil destacando as lendas e personagens folclóricos de cada região. Essa atividade ajuda as crianças a entenderem a diversidade cultural do país. A habilidade BNCC EF15HI01 é contemplada, pois promove o conhecimento sobre a história e a cultura brasileira.

9. Teatro de Fantoches

Os alunos podem criar um teatro de fantoches e encenar histórias folclóricas. Essa atividade estimula a expressão oral e a criatividade, além de promover o trabalho em grupo. A habilidade BNCC EF15AR05 é abordada, pois incentiva a criação e a apresentação de produções artísticas.

10. Culinária Folclórica

Os professores podem realizar uma atividade de culinária, preparando pratos típicos inspirados em lendas folclóricas, como o “Bolo de Rolo” da lenda do Boto. Essa atividade promove a interação e o aprendizado sobre a cultura alimentar brasileira, alinhando-se à habilidade BNCC EF15CI01, que aborda a relação entre cultura e alimentação.