15 Ideias de Atividades (BNCC) filme Rio

1. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem criar histórias em quadrinhos baseadas no filme “Rio”, utilizando personagens como Blu e Jewel. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão artística, além de trabalhar a sequência narrativa. As habilidades da BNCC relacionadas incluem: EF15LP01 – Produzir textos de diferentes gêneros, e EF15LP02 – Ler e interpretar histórias em quadrinhos.

2. Debate sobre a Conservação Ambiental

Promova um debate em sala de aula sobre a importância da preservação da fauna e flora, inspirado nas aventuras de Blu e seus amigos. Os alunos podem pesquisar sobre espécies ameaçadas e discutir soluções. Habilidades da BNCC: EF15CI01 – Compreender a importância da biodiversidade e EF15CI02 – Propor ações de preservação ambiental.

3. Produção de Cartazes Informativos

Os alunos podem criar cartazes informativos sobre as aves brasileiras, utilizando informações do filme “Rio”. Essa atividade desenvolve habilidades de pesquisa e síntese de informações. Habilidades da BNCC: EF15CI03 – Identificar e classificar seres vivos e EF15LP03 – Produzir textos informativos.

4. Análise de Personagens

Realize uma atividade de análise de personagens, onde os alunos devem descrever as características de Blu, Jewel e outros personagens. Essa atividade ajuda a desenvolver a interpretação e a análise crítica. Habilidades da BNCC: EF15LP04 – Analisar personagens e EF15LP05 – Produzir textos descritivos.

5. Criação de Mapa Conceitual

Os alunos podem criar um mapa conceitual sobre os temas abordados no filme, como amizade, aventura e conservação. Essa atividade estimula o pensamento crítico e a organização de ideias. Habilidades da BNCC: EF15LP06 – Organizar informações em mapas e EF15LP07 – Relacionar ideias e conceitos.

6. Oficina de Música

Inspire-se nas músicas do filme “Rio” e promova uma oficina de música, onde os alunos podem aprender e até compor canções. Essa atividade desenvolve habilidades musicais e de trabalho em grupo. Habilidades da BNCC: EF15AR01 – Experimentar diferentes formas de expressão musical e EF15AR02 – Criar e interpretar músicas.

7. Jogo de Perguntas e Respostas

Crie um jogo de perguntas e respostas sobre o filme, abordando curiosidades e temas importantes. Essa atividade estimula o aprendizado lúdico e a memorização. Habilidades da BNCC: EF15LP08 – Participar de jogos e atividades lúdicas e EF15LP09 – Desenvolver a oralidade.

8. Criação de Vídeos

Os alunos podem produzir pequenos vídeos recontando partes do filme ou criando novas histórias com os personagens. Essa atividade desenvolve habilidades de comunicação e tecnologia. Habilidades da BNCC: EF15LP10 – Produzir vídeos e EF15LP11 – Utilizar diferentes mídias para se expressar.

9. Estudo da Cultura Brasileira

Promova uma pesquisa sobre a cultura brasileira, abordando danças, músicas e tradições que aparecem no filme. Essa atividade enriquece o conhecimento cultural dos alunos. Habilidades da BNCC: EF15AR03 – Conhecer e valorizar a cultura brasileira e EF15AR04 – Participar de atividades culturais.

10. Criação de um Diário de Bordo

Os alunos podem criar um diário de bordo das aventuras de Blu, registrando suas impressões e aprendizados. Essa atividade estimula a escrita reflexiva e a autoexpressão. Habilidades da BNCC: EF15LP12 – Produzir textos pessoais e EF15LP13 – Refletir sobre experiências vividas.