15 Ideias de Atividades (BNCC) festa junina para ensino fundamental

1. Criação de Bandeirinhas

Uma atividade divertida e criativa é a confecção de bandeirinhas típicas das festas juninas. Os alunos podem utilizar papel colorido, tesoura e cola para criar suas próprias bandeirinhas, que podem ser penduradas na sala de aula. Essa atividade estimula a coordenação motora e a criatividade, além de promover o trabalho em grupo. Habilidade BNCC: ARTE (EF15AR01).

2. Dança da Fogueira

Organizar uma dança em roda, como a tradicional “Dança da Fogueira”, é uma ótima maneira de integrar os alunos e ensinar sobre as tradições juninas. Os alunos podem aprender passos simples e se apresentar para os colegas. Essa atividade promove a socialização e o respeito às tradições culturais. Habilidade BNCC: EDUCAÇÃO FÍSICA (EF02EF01).

3. Receita de Bolo de Milho

Os alunos podem participar de uma aula de culinária, onde aprenderão a fazer um bolo de milho, uma iguaria típica das festas juninas. Além de aprender a receita, eles poderão discutir a importância do milho na cultura brasileira. Essa atividade desenvolve habilidades práticas e o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: CIÊNCIAS (EF02CI03).

4. Contação de Histórias Juninas

Promover uma sessão de contação de histórias com temas juninos é uma maneira eficaz de trabalhar a linguagem e a literatura. Os alunos podem ouvir e depois criar suas próprias histórias inspiradas nas tradições da festa. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão oral. Habilidade BNCC: LÍNGUA PORTUGUESA (EF15LP01).

5. Jogo de Perguntas sobre a Festa Junina

Elaborar um jogo de perguntas e respostas sobre a história e as tradições da festa junina pode ser uma atividade lúdica e educativa. Os alunos podem se dividir em grupos e competir, o que estimula o aprendizado colaborativo. Habilidade BNCC: HISTÓRIA (EF15HI01).

6. Artesanato com Milho

Os alunos podem criar artesanatos utilizando espigas de milho, como enfeites ou objetos decorativos. Essa atividade incentiva a criatividade e o reaproveitamento de materiais, além de ensinar sobre a importância do milho na cultura brasileira. Habilidade BNCC: ARTE (EF15AR02).

7. Mapa das Festas Juninas no Brasil

Os alunos podem pesquisar e criar um mapa das festas juninas que ocorrem em diferentes regiões do Brasil. Essa atividade promove o conhecimento geográfico e cultural, além de estimular o trabalho em grupo. Habilidade BNCC: GEOGRAFIA (EF15GE01).

8. Quadrilha Junina

Ensinar os passos da quadrilha junina é uma atividade que promove a interação social e a prática de dança. Os alunos podem se organizar em grupos e apresentar a dança para a turma, desenvolvendo habilidades de coordenação e ritmo. Habilidade BNCC: EDUCAÇÃO FÍSICA (EF15EF02).

9. Criação de Cartazes sobre a Festa Junina

Os alunos podem criar cartazes informativos sobre a festa junina, abordando suas tradições, comidas típicas e danças. Essa atividade estimula a pesquisa e a criatividade, além de promover a apresentação de ideias. Habilidade BNCC: ARTES VISUAIS (EF15AR03).

10. Música Junina

Os alunos podem aprender e cantar músicas típicas das festas juninas, como “Asa Branca” e “Olha Pro Céu”. Essa atividade promove a apreciação musical e a cultura popular brasileira, além de ser uma forma divertida de celebrar a festa. Habilidade BNCC: MÚSICA (EF15MU01).