15 Ideias de Atividades (BNCC) festa junina 2º ano

1. Criação de Bandeirinhas Personalizadas

Uma atividade divertida e criativa é a confecção de bandeirinhas personalizadas. Os alunos podem utilizar papel colorido, tesoura e cola para criar bandeirinhas que representem suas famílias ou suas preferências. Essa atividade estimula a coordenação motora e a criatividade, além de promover a identidade cultural. Habilidade BNCC: EF15AR01.

2. Dança da Fogueira

Organizar uma dança da fogueira é uma ótima maneira de integrar a cultura junina com a educação física. Os alunos podem aprender passos de danças típicas, como a quadrilha, e apresentar para a turma. Essa atividade promove o trabalho em equipe e a expressão corporal. Habilidade BNCC: EF02EF01.

3. Contação de Histórias Juninas

Os alunos podem pesquisar e contar histórias populares relacionadas às festas juninas, como a história de Santo Antônio, São João e São Pedro. Essa atividade estimula a leitura e a oralidade, além de promover o conhecimento sobre a cultura brasileira. Habilidade BNCC: EF15LP01.

4. Criação de Cartazes Temáticos

Os estudantes podem criar cartazes que representem a festa junina, incluindo informações sobre as tradições, comidas típicas e danças. Essa atividade desenvolve habilidades de pesquisa e apresentação, além de estimular o trabalho em grupo. Habilidade BNCC: EF15AR02.

5. Jogos de Arremesso com Balões

Uma atividade lúdica é a realização de jogos de arremesso utilizando balões. Os alunos podem competir para ver quem consegue acertar mais balões em alvos específicos. Essa atividade promove a coordenação motora e a socialização entre os alunos. Habilidade BNCC: EF02EF03.

6. Oficina de Comidas Típicas

Os alunos podem participar de uma oficina de comidas típicas juninas, como pipoca, canjica e bolo de milho. Essa atividade ensina sobre a culinária brasileira e promove a prática de habilidades culinárias. Habilidade BNCC: EF15AR03.

7. Criação de Máscaras de São João

Os alunos podem criar máscaras inspiradas nas tradições juninas, utilizando materiais recicláveis. Essa atividade estimula a criatividade e a consciência ambiental, além de ser uma forma divertida de celebrar a festa. Habilidade BNCC: EF15AR04.

8. Apresentação de Música Junina

Os alunos podem escolher músicas típicas de festa junina e preparar uma apresentação musical. Essa atividade desenvolve habilidades musicais e promove a apreciação da cultura popular. Habilidade BNCC: EF15AR05.

9. Montagem de um Arraial na Escola

Os alunos podem ajudar a montar um arraial na escola, decorando o espaço com bandeirinhas, balões e outros elementos típicos. Essa atividade promove o trabalho em equipe e a organização de eventos. Habilidade BNCC: EF15AR06.

10. Jogo de Perguntas e Respostas sobre a Festa Junina

Os alunos podem participar de um jogo de perguntas e respostas sobre a festa junina, abordando temas como tradições, comidas e danças. Essa atividade estimula o conhecimento e a pesquisa, além de ser uma forma divertida de aprender. Habilidade BNCC: EF15LP02.

11. Criação de Fantoches de Papel

Os alunos podem criar fantoches de papel que representem personagens típicos das festas juninas, como o caipira e a caipira. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão artística, além de ser uma forma divertida de contar histórias. Habilidade BNCC: EF15AR07.

12. Pintura de Painéis Temáticos

Os alunos podem participar da pintura de painéis que representem a festa junina, utilizando tintas e pincéis. Essa atividade desenvolve habilidades artísticas e promove a colaboração entre os alunos. Habilidade BNCC: EF15AR08.

13. Criação de Jogos de Tabuleiro Temáticos

Os alunos podem criar jogos de tabuleiro inspirados nas tradições juninas, como bingo ou jogo da memória. Essa atividade estimula o raciocínio lógico e a criatividade, além de ser uma forma divertida de aprender sobre a cultura. Habilidade BNCC: EF15LP03.

14. Apresentação de Danças Típicas

Os alunos podem se preparar para uma apresentação de danças típicas juninas, como a quadrilha. Essa atividade promove a expressão corporal e o trabalho em equipe, além de ser uma forma de celebrar a cultura. Habilidade BNCC: EF02EF02.

15. Criação de um Livro de Receitas Juninas

Os alunos podem coletar receitas de comidas típicas juninas e criar um livro de receitas. Essa atividade estimula a pesquisa e a escrita, além de promover o conhecimento sobre a culinária brasileira. Habilidade BNCC: EF15LP04.