15 Ideias de Atividades (BNCC) família silábica M

1. Jogo da Memória com Palavras da Família Silábica M

Crie um jogo da memória utilizando cartões com palavras que contenham a letra M, como “mamãe”, “mãe”, “mato”, “mesa” e “música”. Os alunos devem encontrar os pares correspondentes, ajudando a fixar a identificação da família silábica M. Essa atividade pode ser adaptada para diferentes níveis de dificuldade, aumentando a quantidade de palavras ou utilizando imagens que representem as palavras. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Caça-Palavras Temático

Desenvolva um caça-palavras com palavras que pertencem à família silábica M. Os alunos devem encontrar e circular as palavras, como “manga”, “mestre”, “mola” e “marmelo”. Essa atividade estimula a atenção e a concentração, além de reforçar o reconhecimento das palavras. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Criação de Histórias em Quadrinhos

Pede-se aos alunos que criem uma história em quadrinhos utilizando palavras da família silábica M. Eles podem desenhar e escrever diálogos que incluam palavras como “mágico”, “mundo” e “música”. Essa atividade estimula a criatividade e a escrita, além de promover a leitura. Habilidade BNCC: EF15LP03.

4. Bingo da Família Silábica M

Organize um jogo de bingo onde as cartelas contenham palavras da família silábica M. O professor pode chamar as palavras e os alunos devem marcar em suas cartelas. Essa atividade é divertida e ajuda na memorização das palavras. Habilidade BNCC: EF15LP04.

5. Produção de Poemas

Proponha aos alunos que escrevam poemas curtos utilizando palavras da família silábica M. Eles podem explorar rimas e ritmos, utilizando palavras como “mar”, “mãe” e “mato”. Essa atividade estimula a expressão artística e a criatividade. Habilidade BNCC: EF15LP05.

6. Atividade de Classificação

Crie uma atividade onde os alunos devem classificar palavras da família silábica M em categorias, como animais, objetos e pessoas. Palavras como “macaco”, “mesa” e “mãe” podem ser utilizadas. Essa atividade ajuda a desenvolver o raciocínio lógico e a organização. Habilidade BNCC: EF15LP06.

7. Desenho e Rotulação

Pede-se aos alunos que desenhem objetos ou animais que começam com a letra M e rotulem suas criações. Por exemplo, eles podem desenhar uma “maca”, “marmota” ou “moto”. Essa atividade estimula a criatividade e a associação de palavras com imagens. Habilidade BNCC: EF15LP07.

8. Jogo de Rimas

Organize um jogo onde os alunos devem encontrar palavras que rimam com palavras da família silábica M. Por exemplo, rimas para “mãe” podem incluir “cai” e “pãe”. Essa atividade ajuda a desenvolver a consciência fonológica. Habilidade BNCC: EF15LP08.

9. Leitura de Textos

Selecione textos que contenham várias palavras da família silábica M e faça uma leitura em voz alta. Após a leitura, os alunos podem discutir as palavras e seus significados. Essa atividade promove a compreensão leitora e a ampliação do vocabulário. Habilidade BNCC: EF15LP09.

10. Criação de Cartazes

Os alunos podem criar cartazes ilustrativos com palavras da família silábica M, utilizando recortes de revistas ou desenhos. Eles devem apresentar seus cartazes para a turma, explicando as palavras escolhidas. Essa atividade estimula a apresentação oral e a criatividade. Habilidade BNCC: EF15LP10.