15 Ideias de Atividades (BNCC) família silábica K

1. Jogo da Memória com Palavras da Família Silábica K

Crie um jogo da memória utilizando cartões com palavras que pertencem à família silábica K, como “ka”, “ke”, “ki”, “ko” e “ku”. Os alunos devem encontrar os pares correspondentes, ajudando a fixar o reconhecimento das sílabas. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15LP01, que aborda a leitura e a escrita de palavras simples.

2. Caça-Palavras da Família Silábica K

Desenvolva um caça-palavras com palavras que contenham a letra K. Os alunos devem circular as palavras e, em seguida, escrever frases utilizando cada uma delas. Essa atividade promove a habilidade BNCC EF15LP02, que envolve a produção de textos orais e escritos.

3. Criação de Histórias em Quadrinhos

Pede-se aos alunos que criem uma história em quadrinhos utilizando personagens cujos nomes comecem com a letra K. Essa atividade estimula a criatividade e a escrita, alinhando-se à habilidade BNCC EF15LP03, que trata da produção de narrativas.

4. Bingo da Família Silábica K

Organize um bingo onde as cartelas contenham palavras da família silábica K. Ao chamar as palavras, os alunos devem reconhecer e marcar em suas cartelas. Essa atividade reforça a habilidade BNCC EF15LP04, que envolve a leitura e a interpretação de textos.

5. Músicas com Palavras da Família Silábica K

Selecione músicas que contenham palavras da família silábica K e peça aos alunos que identifiquem essas palavras durante a audição. Após isso, eles podem criar uma letra de música utilizando essas palavras. Essa atividade se relaciona à habilidade BNCC EF15LP05, que aborda a apreciação musical e a produção de letras.

6. Desenho e Rotulação

Peça aos alunos que desenhem objetos que começam com a letra K e rotulem suas ilustrações. Essa atividade estimula a associação entre som e grafia, alinhando-se à habilidade BNCC EF15LP06, que trata da escrita de palavras e frases.

7. Atividade de Recorte e Colagem

Forneça revistas e jornais para que os alunos recortem imagens de objetos que começam com a letra K e montem um mural. Essa atividade promove a habilidade BNCC EF15LP07, que envolve a produção de textos visuais.

8. Jogo de Rimas com a Letra K

Organize um jogo onde os alunos devem encontrar palavras que rimem com palavras da família silábica K. Essa atividade estimula o desenvolvimento da consciência fonológica e está alinhada à habilidade BNCC EF15LP08, que aborda a rima e a sonoridade das palavras.

9. Teatro de Fantoches

Os alunos podem criar fantoches de papel e encenar uma pequena peça utilizando palavras da família silábica K. Essa atividade estimula a oralidade e a expressão artística, alinhando-se à habilidade BNCC EF15LP09, que trata da produção de textos orais.

10. Jogo de Adivinhação

Crie um jogo de adivinhação onde os alunos devem descrever objetos que começam com a letra K, enquanto os colegas tentam adivinhar. Essa atividade promove a habilidade BNCC EF15LP10, que envolve a descrição e a interpretação de informações.