15 Ideias de Atividades (BNCC) família silábica do P

1. Caça-Palavras com a Família Silábica do P

Uma atividade divertida que envolve a criação de um caça-palavras utilizando palavras da família silábica do P, como “pato”, “pato”, “pão” e “pipa”. Os alunos devem encontrar as palavras escondidas em uma grade de letras. Essa atividade estimula a identificação de sons e a escrita correta das palavras. Habilidade BNCC: EF15LP03.

2. Jogo da Memória com Cartas de Palavras

Crie um jogo da memória com cartas que contenham imagens e palavras da família silábica do P. Os alunos devem encontrar os pares correspondentes, promovendo a associação entre a imagem e a palavra. Essa atividade ajuda na memorização e no reconhecimento visual das palavras. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem criar histórias em quadrinhos utilizando personagens e cenários que incluam palavras da família silábica do P. Essa atividade estimula a criatividade e a escrita, além de reforçar o uso correto das palavras. Habilidade BNCC: EF15LP04.

4. Bingo da Família Silábica do P

Organize um bingo onde as cartelas contenham palavras da família silábica do P. O professor pode chamar as palavras e os alunos devem marcar em suas cartelas. Essa atividade é lúdica e ajuda na fixação do vocabulário. Habilidade BNCC: EF15LP01.

5. Produção de Poemas com Palavras do P

Os alunos devem produzir pequenos poemas utilizando palavras da família silábica do P. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão oral, além de trabalhar a sonoridade das palavras. Habilidade BNCC: EF15LP05.

6. Atividade de Classificação de Palavras

Proponha uma atividade onde os alunos devem classificar palavras da família silábica do P em categorias, como substantivos, verbos e adjetivos. Essa atividade ajuda a desenvolver o entendimento gramatical e a organização do vocabulário. Habilidade BNCC: EF15LP06.

7. Desenho e Rotulação de Imagens

Os alunos podem desenhar objetos ou animais que começam com a letra P e rotulá-los com as palavras correspondentes. Essa atividade promove a associação entre a escrita e a representação visual. Habilidade BNCC: EF15LP07.

8. Jogo de Rimas com Palavras do P

Organize um jogo onde os alunos devem encontrar rimas para palavras da família silábica do P. Essa atividade estimula a criatividade e a percepção sonora das palavras. Habilidade BNCC: EF15LP08.

9. Criação de Cartazes Temáticos

Os alunos podem criar cartazes que representem a família silábica do P, utilizando imagens e palavras. Essa atividade estimula a pesquisa e a apresentação visual, além de reforçar o aprendizado. Habilidade BNCC: EF15LP09.

10. Leitura Compartilhada de Textos

Realize uma leitura compartilhada de textos que contenham palavras da família silábica do P. Após a leitura, os alunos podem discutir o conteúdo e identificar as palavras. Essa atividade promove a compreensão leitora e a interação entre os alunos. Habilidade BNCC: EF15LP10.