15 Ideias de Atividades (BNCC) família silábica do M

1. Jogo da Memória com Palavras da Família Silábica do M

Crie um jogo da memória utilizando cartões com palavras que pertencem à família silábica do M, como “mãe”, “mato”, “mala”, entre outras. Os alunos devem encontrar os pares correspondentes, desenvolvendo a memória e a associação de sons e letras. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP02, que envolve a leitura e a escrita de palavras.

2. Caça-Palavras Temático

Elabore um caça-palavras com palavras da família silábica do M. Os alunos devem circular as palavras encontradas, o que ajuda na identificação e reconhecimento das letras e sílabas. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade EF15LP03, que trata da identificação de palavras em diferentes contextos.

3. Criação de Histórias em Quadrinhos

Peça aos alunos que criem histórias em quadrinhos utilizando palavras da família silábica do M. Essa atividade estimula a criatividade e a escrita, além de promover a compreensão do uso das palavras em contextos narrativos. A atividade está alinhada à habilidade EF15LP04, que envolve a produção de textos.

4. Bingo das Palavras

Organize um bingo com palavras da família silábica do M. Cada aluno recebe uma cartela com diferentes palavras e, ao ouvir a palavra sendo chamada, deve marcá-la. Essa atividade promove a escuta atenta e a identificação de palavras, alinhando-se à habilidade EF15LP05.

5. Atividade de Rimas

Proponha uma atividade onde os alunos devem encontrar rimas para palavras da família silábica do M. Eles podem trabalhar em grupos e apresentar suas rimas para a turma. Essa atividade estimula a criatividade e o reconhecimento sonoro, alinhando-se à habilidade EF15LP06.

6. Montagem de Palavras com Letras Móveis

Utilize letras móveis para que os alunos montem palavras da família silábica do M. Essa atividade é excelente para o desenvolvimento da escrita e da leitura, além de permitir que os alunos visualizem a formação das palavras. Está alinhada à habilidade EF15LP07.

7. Produção de Cartazes

Os alunos podem criar cartazes ilustrativos com palavras da família silábica do M, incluindo desenhos que representem cada palavra. Essa atividade estimula a criatividade e a associação de imagens com palavras, alinhando-se à habilidade EF15LP08.

8. Jogo de Adivinhação

Realize um jogo de adivinhação onde os alunos devem descrever uma palavra da família silábica do M sem mencioná-la, e os colegas devem adivinhar qual é. Essa atividade promove a oralidade e a escuta, alinhando-se à habilidade EF15LP09.

9. Criação de Poemas

Incentive os alunos a escreverem poemas utilizando palavras da família silábica do M. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão escrita, além de promover a reflexão sobre a sonoridade das palavras, alinhando-se à habilidade EF15LP10.

10. Jogo de Classificação

Proponha uma atividade onde os alunos devem classificar palavras da família silábica do M em categorias, como substantivos, verbos e adjetivos. Essa atividade ajuda na compreensão das funções das palavras e está alinhada à habilidade EF15LP11.