15 Ideias de Atividades (BNCC) família silábica 2º ano

1. Jogo da Memória com Sílabas

Crie um jogo da memória utilizando cartões com sílabas que formam palavras. Os alunos devem encontrar os pares correspondentes, estimulando a associação entre as sílabas e as palavras. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP01 da BNCC, que aborda a leitura e a escrita de palavras.

2. Caça-Palavras Silábico

Desenvolva um caça-palavras com palavras que contenham a família silábica em destaque. Os alunos devem circular as palavras e, em seguida, escrever frases utilizando essas palavras. Essa atividade atende à habilidade EF15LP02 da BNCC, que incentiva a produção de textos.

3. Criação de Histórias em Quadrinhos

Peça aos alunos que criem histórias em quadrinhos utilizando palavras da mesma família silábica. Eles devem desenhar e escrever diálogos, promovendo a criatividade e a prática da escrita. Essa atividade está relacionada à habilidade EF15LP03 da BNCC, que envolve a produção de textos narrativos.

4. Bingo das Sílabas

Organize um bingo onde as cartelas contenham sílabas e as palavras correspondentes sejam chamadas. Os alunos devem marcar as sílabas que formam as palavras. Essa atividade se alinha à habilidade EF15LP04 da BNCC, que trata da identificação de sílabas em palavras.

5. Montagem de Palavras

Forneça letras recortadas e peça aos alunos que montem palavras utilizando sílabas específicas. Essa atividade estimula o reconhecimento de sílabas e a formação de palavras, alinhando-se à habilidade EF15LP05 da BNCC, que aborda a escrita de palavras.

6. Roda de Leitura

Realize uma roda de leitura onde os alunos leem em voz alta palavras e frases que contêm a família silábica em foco. Essa prática desenvolve a fluência na leitura e está relacionada à habilidade EF15LP06 da BNCC, que envolve a leitura de diferentes gêneros textuais.

7. Atividade de Classificação Silábica

Peça aos alunos que classifiquem palavras em grupos de acordo com suas famílias silábicas. Essa atividade promove a análise e a organização das palavras, alinhando-se à habilidade EF15LP07 da BNCC, que trata da análise de palavras e suas estruturas.

8. Criação de Poemas Silábicos

Proponha que os alunos escrevam poemas utilizando palavras da mesma família silábica. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão escrita, alinhando-se à habilidade EF15LP08 da BNCC, que envolve a produção de textos poéticos.

9. Jogo de Rimas

Organize um jogo onde os alunos devem encontrar palavras que rimam com as sílabas apresentadas. Essa atividade desenvolve a consciência fonológica e está relacionada à habilidade EF15LP09 da BNCC, que aborda a identificação de rimas em palavras.

10. Desenho e Escrita de Palavras

Peça aos alunos que desenhem uma cena que represente palavras de uma mesma família silábica e escrevam frases sobre o desenho. Essa atividade integra a expressão artística com a escrita, alinhando-se à habilidade EF15LP10 da BNCC, que envolve a produção de textos descritivos.