15 Ideias de Atividades (BNCC) família maternal

1. Contação de Histórias Interativas

Uma atividade que envolve a contação de histórias de forma interativa, onde as crianças podem participar ativamente. Os professores podem escolher livros que abordem temas familiares e incentivar os alunos a interagir com a narrativa, fazendo perguntas e sugerindo ações. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15LP01, que propõe a prática de leitura e interpretação de textos.

2. Criação de Cartões de Família

Os alunos podem criar cartões que representem sua família, desenhando ou colando fotos. Essa atividade estimula a expressão artística e a identificação com o núcleo familiar. A habilidade BNCC EF02AR01 pode ser aplicada aqui, pois envolve a produção de obras artísticas que representam a realidade dos alunos.

3. Jogo da Memória com Membros da Família

Um jogo da memória que utiliza imagens de diferentes membros da família. Os alunos devem encontrar os pares e, ao fazer isso, podem compartilhar informações sobre cada membro. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade BNCC EF15LP02, que trata da produção e compreensão de textos orais e escritos.

4. Teatro de Fantoches sobre Relações Familiares

Os alunos podem criar fantoches e encenar pequenas peças que retratem situações do cotidiano familiar. Essa atividade promove a criatividade e a empatia, além de desenvolver habilidades de comunicação. A habilidade BNCC EF15AR01 é pertinente, pois envolve a expressão artística e a dramatização.

5. Mapa da Família

Nesta atividade, os alunos desenham um mapa que representa sua família, incluindo informações sobre cada membro, como nome, idade e hobbies. Isso estimula a reflexão sobre as relações familiares e a habilidade de organização de informações, alinhando-se à BNCC EF02GE01, que trata da representação de informações geográficas.

6. Música e Dança sobre a Família

Os alunos podem criar uma música ou uma dança que represente sua família. Essa atividade estimula a expressão corporal e a criatividade, além de promover a integração entre os alunos. A habilidade BNCC EF15AR02 é relevante, pois envolve a criação e a apreciação de produções artísticas.

7. Colagem de Fotos da Família

Os alunos podem trazer fotos de suas famílias e criar uma colagem coletiva na sala de aula. Essa atividade promove a socialização e a troca de experiências, além de desenvolver a habilidade de trabalhar em grupo, alinhando-se à BNCC EF02CI01, que trata da interação social e do respeito às diferenças.

8. Jogo de Perguntas sobre a Família

Os alunos podem participar de um jogo de perguntas e respostas sobre suas famílias, onde cada um compartilha informações e curiosidades. Essa atividade estimula a comunicação e o respeito pela diversidade familiar, alinhando-se à habilidade BNCC EF15LP03, que envolve a produção e interpretação de textos orais.

9. Criação de um Livro da Família

Os alunos podem criar um livro que conte a história de suas famílias, incluindo desenhos e textos. Essa atividade estimula a escrita e a criatividade, além de promover a valorização da história familiar. A habilidade BNCC EF15LP04 é pertinente, pois envolve a produção de textos narrativos.

10. Atividade de Culinária em Família

Os alunos podem trazer receitas de pratos típicos de suas famílias e, em sala de aula, preparar um desses pratos. Essa atividade promove a interação e o aprendizado sobre a cultura familiar, além de desenvolver habilidades práticas. A habilidade BNCC EF02ET01 pode ser aplicada, pois envolve a prática de atividades culinárias e a valorização da cultura alimentar.