15 Ideias de Atividades (BNCC) fábulas 5º ano

1. Leitura e Interpretação de Fábulas

Inicie a atividade com a leitura de fábulas clássicas, como “A Raposa e as Uvas” ou “A Cigarra e a Formiga”. Após a leitura, promova uma discussão em sala sobre as lições morais contidas nas histórias. Os alunos devem ser incentivados a identificar e debater os valores e comportamentos dos personagens. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15LP01, que envolve a interpretação de textos literários.

2. Criação de Fábulas

Proponha que os alunos criem suas próprias fábulas, utilizando animais como protagonistas e uma moral no final. Os alunos podem trabalhar em grupos, o que estimula a colaboração e a criatividade. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF15LP02, que trata da produção de textos com diferentes gêneros.

3. Dramatização de Fábulas

Divida a turma em grupos e escolha algumas fábulas para serem dramatizadas. Os alunos devem criar um pequeno roteiro e encenar a fábula para a turma. Essa atividade desenvolve a expressão oral e a capacidade de trabalhar em equipe, alinhando-se à habilidade BNCC EF15LP03, que envolve a apresentação de produções artísticas.

4. Ilustração de Fábulas

Após a leitura de uma fábula, peça aos alunos que ilustrem as cenas principais da história. Eles podem usar diferentes técnicas, como desenho, colagem ou pintura. Essa atividade estimula a criatividade e a interpretação visual, conectando-se à habilidade BNCC EF15AR01, que envolve a apreciação e a produção de artes visuais.

5. Debate sobre Morais das Fábulas

Organize um debate em sala sobre as morais das fábulas lidas. Os alunos devem argumentar sobre a relevância das lições aprendidas e como elas se aplicam à vida cotidiana. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15LP04, que trata da argumentação e do debate em contextos diversos.

6. Fábulas em Diferentes Culturas

Pesquise fábulas de diferentes culturas e apresente-as para a turma. Os alunos podem comparar as lições morais e os personagens, discutindo as semelhanças e diferenças. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF15HI01, que envolve a compreensão da diversidade cultural.

7. Fábulas e Música

Peça aos alunos que escolham uma fábula e a transformem em uma canção. Eles podem criar letras e melodias, apresentando suas composições para a turma. Essa atividade estimula a criatividade musical e está alinhada à habilidade BNCC EF15AR02, que envolve a produção musical.

8. Fábulas e Tecnologia

Utilize recursos tecnológicos para que os alunos criem uma apresentação em slides sobre uma fábula. Eles devem incluir imagens, textos e até vídeos. Essa atividade promove o uso de tecnologia na educação e se relaciona com a habilidade BNCC EF15ET01, que envolve o uso de tecnologias digitais.

9. Jogo de Perguntas sobre Fábulas

Crie um jogo de perguntas e respostas sobre as fábulas lidas. Os alunos podem jogar em grupos, testando seus conhecimentos e aprendendo de forma lúdica. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15LP05, que envolve a leitura e a interpretação de textos.

10. Fábulas e Valores Éticos

Promova uma discussão sobre os valores éticos presentes nas fábulas. Os alunos devem refletir sobre como esses valores podem ser aplicados em suas vidas. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF15CD01, que trata da formação de valores e cidadania.