15 Ideias de Atividades (BNCC) ética e cidadania ensino fundamental

1. Debate sobre Direitos Humanos

Organizar um debate em sala de aula sobre os direitos humanos, onde os alunos possam discutir e apresentar suas opiniões sobre a importância desses direitos na sociedade. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade BNCC EM13CT101, que aborda a análise crítica de informações e a construção de argumentos.

2. Criação de Cartazes sobre Cidadania

Os alunos podem criar cartazes que abordem temas relacionados à cidadania, como respeito, responsabilidade e solidariedade. Essa atividade estimula a criatividade e a reflexão sobre o papel do cidadão, alinhando-se à habilidade BNCC EM13CN01, que envolve a elaboração de projetos e ações coletivas.

3. Jogo de Simulação de Cidadania

Realizar um jogo de simulação onde os alunos assumem papéis de cidadãos, governantes e representantes de diferentes grupos sociais. Essa atividade permite que os alunos compreendam a dinâmica da participação cidadã e se relaciona com a habilidade BNCC EM13LP01, que trata da produção de textos argumentativos.

4. Análise de Casos de Ética

Apresentar casos reais ou fictícios que envolvam dilemas éticos e promover uma discussão em grupo sobre as possíveis soluções. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EM13ET01, que aborda a reflexão sobre questões éticas e morais.

5. Projeto de Voluntariado

Desenvolver um projeto de voluntariado em parceria com uma instituição local, onde os alunos possam contribuir com ações sociais. Essa atividade promove a prática da cidadania e está alinhada à habilidade BNCC EM13CN02, que envolve a participação em ações comunitárias.

6. Criação de um Código de Ética da Turma

Os alunos podem trabalhar juntos para criar um código de ética que reflita os valores e normas da turma. Essa atividade estimula a colaboração e a reflexão sobre comportamentos éticos, conectando-se à habilidade BNCC EM13ET02, que trata da construção de normas e valores.

7. Estudo de Personalidades Históricas

Realizar um estudo sobre personalidades que lutaram pelos direitos humanos e pela cidadania, como Martin Luther King e Mahatma Gandhi. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade BNCC EM13HI01, que envolve a análise de contextos históricos e sociais.

8. Produção de Vídeos sobre Cidadania

Os alunos podem produzir vídeos curtos que abordem temas de cidadania e ética, utilizando ferramentas digitais. Essa atividade estimula a expressão criativa e está alinhada à habilidade BNCC EM13LP02, que trata da produção de diferentes gêneros textuais.

9. Discussão sobre Fake News

Promover uma discussão sobre a importância da verificação de informações e o impacto das fake news na sociedade. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EM13CT102, que aborda a análise crítica de informações na era digital.

10. Criação de um Blog sobre Cidadania

Os alunos podem criar um blog onde compartilham suas reflexões e ações relacionadas à cidadania e ética. Essa atividade promove a escrita e a comunicação, alinhando-se à habilidade BNCC EM13LP03, que envolve a produção de textos para diferentes mídias.