15 Ideias de Atividades (BNCC) Estratégias de Ensino

1. Jogo da Memória com Palavras-Chave (BNCC: EF15LP01)

Uma atividade lúdica que envolve a criação de um jogo da memória utilizando palavras-chave relacionadas ao conteúdo estudado. Os alunos devem encontrar os pares de palavras que se conectam, desenvolvendo habilidades de associação e memorização. Essa atividade estimula a atenção e a concentração, além de promover a interação entre os alunos.

2. Debate sobre Temas Relevantes (BNCC: EF15LP02)

Organizar um debate em sala de aula sobre temas atuais ou questões sociais relevantes. Os alunos devem pesquisar sobre o tema e apresentar seus argumentos, desenvolvendo habilidades de argumentação e oratória. Essa atividade também promove o respeito à diversidade de opiniões e o pensamento crítico.

3. Criação de Histórias em Quadrinhos (BNCC: EF15LP03)

Os alunos podem criar histórias em quadrinhos que abordem um tema específico estudado em aula. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão artística, além de permitir que os alunos explorem a narrativa de forma visual. A atividade pode ser complementada com a apresentação das histórias para a turma.

4. Produção de Vídeos Educativos (BNCC: EF15LP04)

Os alunos podem ser desafiados a produzir vídeos educativos sobre um tema estudado. Essa atividade envolve pesquisa, planejamento e execução, permitindo que os alunos desenvolvam habilidades tecnológicas e de comunicação. Os vídeos podem ser compartilhados com a turma ou publicados em plataformas escolares.

5. Mapa Conceitual Colaborativo (BNCC: EF15LP05)

Promover a construção de um mapa conceitual colaborativo em grupo, onde os alunos devem relacionar conceitos e ideias sobre um determinado assunto. Essa atividade estimula o trabalho em equipe e a organização do conhecimento, além de facilitar a visualização das conexões entre os conteúdos.

6. Roda de Leitura (BNCC: EF15LP06)

Realizar uma roda de leitura onde os alunos podem compartilhar trechos de livros ou textos que tenham lido. Essa atividade incentiva a leitura e a troca de experiências literárias, além de desenvolver a habilidade de escuta e a empatia entre os alunos.

7. Pesquisa de Campo (BNCC: EF15LP07)

Organizar uma pesquisa de campo onde os alunos possam coletar dados sobre um tema específico. Essa atividade envolve planejamento, execução e análise dos dados coletados, permitindo que os alunos desenvolvam habilidades de investigação e pensamento crítico. Os resultados podem ser apresentados em sala de aula.

8. Jogo de Perguntas e Respostas (BNCC: EF15LP08)

Criar um jogo de perguntas e respostas sobre o conteúdo estudado. Os alunos podem ser divididos em equipes e competir para ver quem responde corretamente mais perguntas. Essa atividade promove a revisão do conteúdo de forma divertida e interativa, além de estimular o trabalho em equipe.

9. Criação de Blog Educacional (BNCC: EF15LP09)

Os alunos podem criar um blog onde compartilham suas reflexões e aprendizados sobre os temas estudados. Essa atividade estimula a escrita criativa e a expressão pessoal, além de permitir que os alunos desenvolvam habilidades digitais e de comunicação. O blog pode ser atualizado periodicamente com novos conteúdos.

10. Teatro de Fantoches (BNCC: EF15LP10)

Promover uma atividade de teatro de fantoches onde os alunos criam e encenam histórias relacionadas ao conteúdo estudado. Essa atividade estimula a criatividade, a expressão corporal e a colaboração entre os alunos. As apresentações podem ser feitas para outras turmas ou para os pais, promovendo a interação com a comunidade escolar.