15 Ideias de Atividades (BNCC) estados físicos da água 4º ano

1. Experimento com Gelo

Os alunos podem realizar um experimento simples utilizando cubos de gelo. Coloque os cubos em diferentes ambientes (sombra, sol, dentro de casa) e observe o tempo que leva para derreter. Essa atividade está alinhada à habilidade CIENCIAS – 4º ano – EF04CI03, que aborda a observação de fenômenos naturais.

2. Ciclo da Água em um Terrário

Crie um terrário em sala de aula para demonstrar o ciclo da água. Os alunos podem observar a evaporação e a condensação, além de entender os estados físicos da água. Essa atividade atende à habilidade CIENCIAS – 4º ano – EF04CI04, que trata da importância da água para a vida.

3. Experiência de Vaporização

Utilize uma chaleira para mostrar a vaporização da água. Os alunos devem observar o momento em que a água começa a ferver e se transforma em vapor. Essa atividade se relaciona com a habilidade CIENCIAS – 4º ano – EF04CI05, que envolve a identificação de mudanças de estado físico.

4. Jogo dos Estados Físicos

Crie um jogo de cartas onde cada carta representa um estado físico da água (sólido, líquido, gasoso). Os alunos devem combinar as cartas com exemplos do cotidiano. Essa atividade está alinhada à habilidade CIENCIAS – 4º ano – EF04CI06, que envolve a classificação de materiais.

5. Observação da Chuva

Leve os alunos para fora em um dia de chuva e peça que observem como a água cai e se acumula. Após a atividade, discuta sobre a importância da chuva e sua relação com os estados físicos da água. Essa atividade atende à habilidade CIENCIAS – 4º ano – EF04CI07, que aborda a observação de fenômenos atmosféricos.

6. Criação de um Gráfico de Temperatura

Os alunos podem registrar a temperatura da água em diferentes estados (gelo, água líquida, vapor) ao longo do dia. Essa atividade se relaciona com a habilidade MATEMATICA – 4º ano – EF04MA12, que envolve a coleta e análise de dados.

7. Experiência com Água e Óleo

Realize uma experiência onde os alunos misturam água e óleo para observar que não se misturam. Essa atividade pode ser usada para discutir a densidade e os estados físicos da água, alinhando-se à habilidade CIENCIAS – 4º ano – EF04CI08.

8. Pintura com Água Colorida

Utilize água colorida (com corante alimentício) para que os alunos pintem em papel. Essa atividade permite explorar a água como líquido e sua aplicação artística, alinhando-se à habilidade ARTES – 4º ano – EF04AR02.

9. Experiência de Congelamento

Os alunos podem colocar água em diferentes recipientes e observar o tempo que leva para congelar. Essa atividade está alinhada à habilidade CIENCIAS – 4º ano – EF04CI09, que envolve a investigação de mudanças de estado físico.

10. Criação de um Mapa Conceitual

Os alunos podem criar um mapa conceitual sobre os estados físicos da água, incluindo exemplos e ilustrações. Essa atividade atende à habilidade LINGUA PORTUGUESA – 4º ano – EF04LP10, que envolve a produção de textos e organização de ideias.