15 Ideias de Atividades (BNCC) esporte na escola

1. Corrida de Revezamento

A corrida de revezamento é uma atividade que promove o trabalho em equipe e a resistência física. Os alunos são divididos em grupos e cada membro deve correr uma determinada distância antes de passar o bastão para o próximo corredor. Essa atividade pode ser adaptada para diferentes faixas etárias e níveis de habilidade. Habilidade BNCC: EF15EF01.

2. Jogo de Queimada

O jogo de queimada é uma atividade que estimula a agilidade e a estratégia. Os alunos são divididos em duas equipes e devem tentar eliminar os jogadores do time adversário, lançando bolas. Essa atividade pode ser realizada em diferentes formatos, como queimada tradicional ou com variações de regras. Habilidade BNCC: EF15EF02.

3. Mini-Olimpíadas

As mini-olimpíadas são uma excelente forma de integrar diferentes modalidades esportivas em um único evento. Os alunos podem participar de competições de atletismo, natação, futebol e outras modalidades. Essa atividade promove a inclusão e o espírito esportivo. Habilidade BNCC: EF15EF03.

4. Dança das Cadeiras

A dança das cadeiras é uma atividade lúdica que combina música e movimento. Os alunos devem dançar ao redor de cadeiras dispostas em círculo e, quando a música parar, devem sentar-se rapidamente. Essa atividade desenvolve a coordenação motora e a percepção espacial. Habilidade BNCC: EF15EF04.

5. Futebol Adaptado

O futebol adaptado é uma versão do futebol tradicional que pode ser ajustada para atender às necessidades de todos os alunos, incluindo aqueles com deficiência. Essa atividade promove a inclusão e o respeito às diferenças. Habilidade BNCC: EF15EF05.

6. Circuito de Exercícios

Um circuito de exercícios pode incluir diferentes estações com atividades como saltos, corridas, abdominais e alongamentos. Os alunos devem passar por cada estação em um tempo determinado, promovendo a resistência e a força muscular. Habilidade BNCC: EF15EF06.

7. Vôlei de Praia

O vôlei de praia é uma atividade divertida que pode ser realizada em ambientes externos. Os alunos podem ser divididos em duplas ou equipes e devem jogar em uma quadra de areia. Essa atividade desenvolve habilidades de trabalho em equipe e coordenação. Habilidade BNCC: EF15EF07.

8. Jogos de Tabuleiro com Temática Esportiva

Os jogos de tabuleiro com temática esportiva podem ser uma forma divertida de ensinar regras e estratégias dos esportes. Os alunos podem jogar em grupos, discutindo e aprendendo sobre diferentes modalidades. Habilidade BNCC: EF15EF08.

9. Atividades de Orientação

As atividades de orientação envolvem a utilização de mapas e bússolas para encontrar pontos específicos em um espaço determinado. Essa atividade desenvolve habilidades de planejamento e trabalho em equipe, além de promover a atividade física. Habilidade BNCC: EF15EF09.

10. Yoga para Crianças

A prática de yoga para crianças é uma atividade que promove o relaxamento e a concentração. Os alunos aprendem posturas simples e técnicas de respiração, ajudando a melhorar a flexibilidade e o equilíbrio. Habilidade BNCC: EF15EF10.