15 Ideias de Atividades (BNCC) escravos de Jó

1. Jogo de Corda com Escravos de Jó

Uma atividade que envolve a utilização de uma corda longa, onde os alunos se dividem em duas equipes. Cada equipe deve puxar a corda em direções opostas, enquanto canta a música “Escravos de Jó”. Essa atividade promove a colaboração e o trabalho em equipe, além de estimular a coordenação motora. Habilidade BNCC: EF15EF01.

2. Criação de Dança com Escravos de Jó

Os alunos podem criar uma coreografia baseada na música “Escravos de Jó”. Divida a turma em grupos e incentive-os a desenvolver movimentos que representem a letra da canção. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão corporal. Habilidade BNCC: EF15EF02.

3. Jogo de Memória com Letras da Música

Crie um jogo de memória utilizando as letras da música “Escravos de Jó”. Os alunos devem encontrar os pares de palavras que se relacionam com a canção. Essa atividade ajuda a desenvolver a memória e o reconhecimento de palavras. Habilidade BNCC: EF15EF03.

4. Contação de Histórias sobre a Música

Os alunos podem pesquisar e contar histórias sobre a origem da música “Escravos de Jó”. Essa atividade promove a pesquisa e a habilidade de comunicação oral. Habilidade BNCC: EF15EF04.

5. Desenho Temático

Peça aos alunos que desenhem uma cena que represente a música “Escravos de Jó”. Essa atividade estimula a criatividade e a interpretação artística. Habilidade BNCC: EF15EF05.

6. Teatro de Fantoches

Os alunos podem criar fantoches e encenar a história da música “Escravos de Jó”. Essa atividade desenvolve habilidades de atuação e trabalho em grupo. Habilidade BNCC: EF15EF06.

7. Jogo de Perguntas e Respostas

Organize um jogo de perguntas e respostas sobre a música “Escravos de Jó”. Os alunos devem responder a perguntas relacionadas à letra e ao significado da canção. Essa atividade estimula o pensamento crítico e a compreensão textual. Habilidade BNCC: EF15EF07.

8. Criação de Instrumentos Musicais

Os alunos podem criar instrumentos musicais utilizando materiais recicláveis e tocar a música “Escravos de Jó”. Essa atividade promove a criatividade e o aprendizado sobre música. Habilidade BNCC: EF15EF08.

9. Debate sobre a História da Música

Promova um debate sobre a história e o significado da música “Escravos de Jó”. Os alunos devem apresentar suas opiniões e argumentos. Essa atividade desenvolve habilidades de argumentação e escuta ativa. Habilidade BNCC: EF15EF09.

10. Criação de um Vídeo Musical

Os alunos podem gravar um vídeo onde interpretam a música “Escravos de Jó”. Essa atividade estimula a criatividade e o uso de tecnologia. Habilidade BNCC: EF15EF10.

11. Jogo de Rimas

Os alunos podem criar rimas com palavras da música “Escravos de Jó”. Essa atividade ajuda a desenvolver a linguagem e a criatividade. Habilidade BNCC: EF15EF11.

12. Mapa Conceitual da Música

Os alunos podem criar um mapa conceitual que represente os principais temas da música “Escravos de Jó”. Essa atividade estimula a organização do pensamento e a visualização de ideias. Habilidade BNCC: EF15EF12.

13. Análise Crítica da Letra

Os alunos podem analisar criticamente a letra da música “Escravos de Jó”, discutindo seu significado e contexto. Essa atividade desenvolve habilidades de interpretação e análise. Habilidade BNCC: EF15EF13.

14. Criação de um Blog sobre a Música

Os alunos podem criar um blog onde compartilham suas interpretações e atividades relacionadas à música “Escravos de Jó”. Essa atividade estimula a escrita e o uso de plataformas digitais. Habilidade BNCC: EF15EF14.

15. Exposição de Trabalhos

Por fim, organize uma exposição onde os alunos possam apresentar todos os trabalhos realizados sobre a música “Escravos de Jó”. Essa atividade promove a valorização do trabalho em grupo e a apresentação pública. Habilidade BNCC: EF15EF15.