15 Ideias de Atividades (BNCC) escola educação infantil

1. Jogo da Memória com Animais

Uma atividade divertida que estimula a memória e o reconhecimento de animais. Os alunos devem encontrar pares de cartas com imagens de diferentes animais. Essa atividade pode ser adaptada para incluir os nomes dos animais, promovendo a alfabetização inicial. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Contação de Histórias com Fantoches

Utilizando fantoches, os professores podem contar histórias clássicas ou criar narrativas originais. Essa atividade desenvolve a linguagem oral e a criatividade dos alunos. Além disso, os fantoches ajudam a prender a atenção das crianças. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Pintura com os Dedos

A pintura com os dedos é uma atividade sensorial que permite que as crianças explorem cores e texturas. Os alunos podem criar obras de arte livremente, o que estimula a expressão artística e a coordenação motora. Habilidade BNCC: EF15AR01.

4. Caça ao Tesouro

Organizar uma caça ao tesouro dentro da escola é uma maneira divertida de ensinar sobre colaboração e resolução de problemas. As crianças devem seguir pistas para encontrar o “tesouro”, que pode ser um prêmio simbólico. Habilidade BNCC: EF15EF01.

5. Atividades de Jardinagem

Envolver os alunos em atividades de jardinagem ensina sobre a natureza e a importância do meio ambiente. As crianças podem plantar sementes e cuidar das plantas, aprendendo sobre o ciclo de vida das plantas. Habilidade BNCC: EF15CI01.

6. Dança das Cadeiras

Um clássico jogo que promove a música e a movimentação. As crianças dançam ao redor das cadeiras enquanto a música toca e, quando ela para, devem encontrar um lugar para sentar. Essa atividade ajuda a desenvolver o ritmo e a coordenação. Habilidade BNCC: EF15EF02.

7. Criação de Máscaras

As crianças podem criar suas próprias máscaras utilizando papel, tintas e outros materiais recicláveis. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão pessoal, além de ser uma ótima oportunidade para discutir diferentes culturas. Habilidade BNCC: EF15AR02.

8. Jogos de Roda

Os jogos de roda, como “Ciranda Cirandinha”, são ótimos para promover a socialização e a coordenação motora. As crianças aprendem a trabalhar em grupo e a respeitar turnos, além de se divertirem com as músicas. Habilidade BNCC: EF15EF03.

9. Experimentos com Água

Realizar experimentos simples com água, como misturar cores ou observar objetos que flutuam e afundam, é uma maneira prática de ensinar conceitos de ciências. As crianças ficam fascinadas ao ver os resultados e aprendem sobre propriedades físicas. Habilidade BNCC: EF15CI02.

10. Teatro de Sombras

Usar uma fonte de luz para criar um teatro de sombras é uma atividade que estimula a imaginação e a narrativa. As crianças podem criar suas próprias histórias e personagens, desenvolvendo habilidades de comunicação e criatividade. Habilidade BNCC: EF15AR03.

11. Brincadeiras com Massinha

Modelar com massinha é uma atividade que desenvolve a coordenação motora fina e a criatividade. As crianças podem criar formas, animais e objetos, promovendo a expressão artística e a imaginação. Habilidade BNCC: EF15AR04.

12. Jogos de Tabuleiro

Os jogos de tabuleiro são excelentes para ensinar regras, estratégia e trabalho em equipe. As crianças aprendem a respeitar turnos e a lidar com vitórias e derrotas, desenvolvendo habilidades sociais importantes. Habilidade BNCC: EF15EF04.

13. Atividades de Reciclagem

Promover atividades de reciclagem ajuda as crianças a entenderem a importância da sustentabilidade. Elas podem criar novos objetos a partir de materiais recicláveis, estimulando a criatividade e a consciência ambiental. Habilidade BNCC: EF15CI03.

14. Criação de um Livro Coletivo

Os alunos podem trabalhar juntos para criar um livro coletivo, onde cada um contribui com uma página. Essa atividade estimula a escrita, a leitura e a colaboração entre os alunos. Habilidade BNCC: EF15LP03.

15. Atividades de Música e Movimento

Integrar música e movimento é uma maneira eficaz de ensinar ritmo e coordenação. As crianças podem dançar, cantar e se movimentar ao som de diferentes músicas, promovendo o desenvolvimento motor e a expressão corporal. Habilidade BNCC: EF15EF05.