15 Ideias de Atividades (BNCC) escola dominical infantil

1. Contação de Histórias

A contação de histórias é uma atividade que estimula a imaginação e a criatividade das crianças. Os professores podem escolher histórias que estejam alinhadas com os valores e ensinamentos da escola dominical, utilizando fantoches ou ilustrações para tornar a atividade mais interativa. Essa prática pode ser relacionada à habilidade BNCC EF15LP01, que aborda a apreciação de diferentes gêneros textuais.

2. Jogos de Perguntas e Respostas

Os jogos de perguntas e respostas são uma maneira divertida de revisar os ensinamentos da escola dominical. Os professores podem criar um quiz com perguntas sobre as histórias bíblicas estudadas, promovendo a participação ativa dos alunos. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF15LP02, que incentiva a produção de textos orais e escritos.

3. Atividades de Artesanato

O artesanato é uma excelente forma de desenvolver a coordenação motora e a criatividade das crianças. Os professores podem propor a confecção de objetos que representem histórias bíblicas, como arcas de Noé ou cruzes. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade BNCC EF15AR01, que trata da criação de obras de arte a partir de diferentes materiais.

4. Dinâmicas de Grupo

As dinâmicas de grupo são fundamentais para promover a interação e o trabalho em equipe entre os alunos. Os professores podem realizar atividades que incentivem a cooperação, como jogos de confiança ou desafios em grupo. Essa prática está alinhada com a habilidade BNCC EF15GE01, que aborda a convivência e a colaboração em grupo.

5. Teatro de Fantoches

O teatro de fantoches é uma forma lúdica de contar histórias e transmitir mensagens. Os alunos podem criar seus próprios fantoches e encenar passagens bíblicas, desenvolvendo habilidades de expressão e comunicação. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF15AR02, que incentiva a expressão artística por meio de diferentes linguagens.

6. Caça ao Tesouro Bíblico

A caça ao tesouro bíblico é uma atividade que combina diversão e aprendizado. Os professores podem criar pistas relacionadas a histórias e personagens bíblicos, levando os alunos a explorar o ambiente da escola dominical. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade BNCC EF15EF01, que aborda a resolução de problemas e o pensamento crítico.

7. Música e Canto

A música é uma ferramenta poderosa para ensinar valores e histórias. Os professores podem ensinar canções que falem sobre os ensinamentos bíblicos, promovendo a memorização e a reflexão. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF15AR03, que trata da apreciação e criação musical.

8. Atividades de Leitura Compartilhada

A leitura compartilhada é uma prática que estimula o gosto pela leitura e a interpretação de textos. Os professores podem escolher livros que abordem temas bíblicos e realizar leituras em grupo, promovendo discussões e reflexões. Essa atividade está alinhada com a habilidade BNCC EF15LP03, que incentiva a leitura e a análise de diferentes textos.

9. Criação de Cartazes Temáticos

A criação de cartazes é uma atividade que permite que os alunos expressem suas ideias e aprendizados de forma visual. Os professores podem propor que os alunos criem cartazes sobre personagens bíblicos ou eventos importantes, estimulando a pesquisa e a criatividade. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF15AR04, que aborda a comunicação visual.

10. Reflexão e Oração em Grupo

A reflexão e a oração em grupo são momentos importantes na escola dominical. Os professores podem conduzir os alunos em momentos de meditação e oração, promovendo a espiritualidade e a conexão com os ensinamentos bíblicos. Essa prática está alinhada com a habilidade BNCC EF15RE01, que trata da reflexão sobre valores e crenças.