15 Ideias de Atividades (BNCC) Era Vargas

1. Análise do Contexto Histórico da Era Vargas

Uma atividade interessante é a análise do contexto histórico da Era Vargas, onde os alunos podem pesquisar e apresentar as principais características desse período. Os estudantes podem utilizar fontes como livros, documentários e artigos acadêmicos. A habilidade BNCC correspondente é a EF09HI01, que aborda a análise de diferentes fontes históricas e a construção de narrativas.

2. Debate sobre a Política do Estado Novo

Promover um debate em sala de aula sobre a política do Estado Novo pode ser uma ótima maneira de estimular o pensamento crítico. Os alunos podem ser divididos em grupos, onde cada um representa um ponto de vista diferente sobre as políticas de Vargas. Essa atividade está alinhada com a habilidade EF09HI02, que envolve a análise de diferentes perspectivas sobre eventos históricos.

3. Criação de um Jornal da Época

Os alunos podem criar um jornal fictício da época da Era Vargas, onde devem incluir notícias, editoriais e anúncios que refletiam a sociedade daquele período. Essa atividade pode ajudar a desenvolver a habilidade EF09HI03, que trata da produção de textos em diferentes gêneros e formatos.

4. Estudo das Leis Trabalhistas

Uma atividade que pode ser realizada é o estudo das leis trabalhistas criadas durante a Era Vargas, como a CLT. Os alunos podem pesquisar e apresentar como essas leis impactaram a vida dos trabalhadores. A habilidade BNCC correspondente é EF09HI04, que envolve a compreensão das relações de trabalho e suas transformações ao longo da história.

5. Análise de Cartazes de Propaganda da Era Vargas

Os alunos podem analisar cartazes de propaganda da Era Vargas, discutindo como a comunicação visual foi utilizada para promover as políticas do governo. Essa atividade está relacionada à habilidade EF09HI05, que aborda a análise de diferentes formas de comunicação e sua influência na sociedade.

6. Criação de uma Linha do Tempo

Os alunos podem criar uma linha do tempo destacando os principais eventos da Era Vargas. Essa atividade ajuda a desenvolver a habilidade EF09HI06, que envolve a organização e a interpretação de informações históricas em diferentes formatos.

7. Estudo de Biografias de Personagens Importantes

Os estudantes podem pesquisar e apresentar biografias de personagens importantes da Era Vargas, como Getúlio Vargas, Carlos Lacerda e outros. Essa atividade está alinhada com a habilidade EF09HI07, que trata da análise da atuação de indivíduos na história e seu impacto na sociedade.

8. Simulação de uma Reunião do Governo Vargas

Realizar uma simulação de uma reunião do governo Vargas pode ser uma atividade envolvente. Os alunos podem assumir papéis de diferentes ministros e discutir políticas da época. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF09HI08, que envolve a compreensão do funcionamento das instituições políticas.

9. Análise de Obras Artísticas da Época

Os alunos podem analisar obras de arte e literatura produzidas durante a Era Vargas, discutindo como refletiam os valores e as tensões sociais do período. Essa atividade está alinhada com a habilidade EF09HI09, que aborda a relação entre arte, cultura e sociedade.

10. Produção de um Documentário

Por fim, os alunos podem produzir um documentário sobre a Era Vargas, utilizando recursos audiovisuais para contar a história desse período. Essa atividade pode desenvolver a habilidade EF09HI10, que envolve a produção de conteúdos multimídia e a utilização de diferentes linguagens para expressar ideias.