15 Ideias de Atividades (BNCC) envolvendo horta escolar

1. Plantio de Sementes

Uma das atividades mais básicas e educativas que podem ser realizadas na horta escolar é o plantio de sementes. Os alunos podem aprender sobre o ciclo de vida das plantas, desde a germinação até a colheita. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade da BNCC EF15CI01, que aborda a observação e o registro de fenômenos naturais.

2. Criação de um Diário da Horta

Os alunos podem manter um diário onde registram o crescimento das plantas, as condições climáticas e as intervenções realizadas. Essa atividade estimula a escrita e a observação, alinhando-se à habilidade EF15LP01 da BNCC, que envolve a produção de textos e a organização de informações.

3. Experimentos com Solo

Realizar experimentos para analisar a qualidade do solo é uma atividade que pode ser muito enriquecedora. Os alunos podem coletar amostras de diferentes áreas e testar a acidez, a umidade e a presença de nutrientes. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF15CI02, que trata da investigação científica.

4. Montagem de um Compostor

Ensinar os alunos a montar um compostor é uma excelente forma de abordar a sustentabilidade. Eles aprenderão sobre a decomposição e a importância do reaproveitamento de resíduos orgânicos. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade EF15CI03, que discute práticas sustentáveis e a preservação do meio ambiente.

5. Criação de Etiquetas para Plantas

Os alunos podem criar etiquetas para identificar as plantas cultivadas na horta. Essa atividade envolve a pesquisa sobre as características de cada planta e pode ser relacionada à habilidade EF15LP02, que envolve a leitura e a interpretação de textos informativos.

6. Aulas de Culinária com Produtos da Horta

Utilizar os produtos da horta em aulas de culinária é uma forma prática de ensinar sobre alimentação saudável. Os alunos podem preparar receitas simples e aprender sobre nutrição, alinhando-se à habilidade EF15CI04, que aborda a relação entre alimentação e saúde.

7. Observação de Insetos e Outros Organismos

Os alunos podem observar a fauna que habita a horta, como insetos polinizadores e outros organismos. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade EF15CI05, que trata da observação e do registro de seres vivos e suas interações.

8. Criação de um Mapa da Horta

Os alunos podem desenhar um mapa da horta, indicando onde cada planta está localizada. Essa atividade estimula o raciocínio espacial e pode ser relacionada à habilidade EF15MA01, que envolve a representação de espaços e a utilização de escalas.

9. Estudo sobre Polinização

Realizar um estudo sobre o processo de polinização e a importância dos polinizadores é uma atividade que pode ser muito enriquecedora. Os alunos podem aprender sobre a relação entre plantas e insetos, alinhando-se à habilidade EF15CI06, que discute as interações entre seres vivos.

10. Feira de Produtos da Horta

Organizar uma feira onde os alunos possam vender os produtos da horta é uma ótima forma de aplicar conhecimentos de empreendedorismo e matemática. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade EF15MA02, que envolve a resolução de problemas e a aplicação de conceitos matemáticos em situações reais.