15 Ideias de Atividades (BNCC) ensino religioso ensino fundamental 1º

1. Roda de Conversa sobre Valores

Promova uma roda de conversa onde os alunos possam discutir sobre valores como respeito, solidariedade e justiça. Essa atividade pode ser realizada em grupo, permitindo que cada aluno expresse suas opiniões e experiências. A habilidade BNCC correspondente é EF15AR01, que aborda a reflexão sobre a convivência e a construção de valores.

2. Criação de Cartazes Temáticos

Os alunos podem criar cartazes que representem diferentes religiões e suas principais características. Essa atividade estimula a pesquisa e o respeito à diversidade religiosa. A habilidade BNCC relacionada é EF15AR02, que incentiva a valorização da diversidade cultural e religiosa.

3. Contação de Histórias Religiosas

Organize uma sessão de contação de histórias que aborde narrativas de diferentes tradições religiosas. Os alunos podem participar como contadores ou ouvintes, promovendo a empatia e o entendimento. A habilidade BNCC correspondente é EF15AR03, que trata da importância das narrativas na formação da identidade.

4. Dramatização de Fábulas e Parábolas

Incentive os alunos a dramatizarem fábulas ou parábolas que tenham ensinamentos morais. Essa atividade ajuda a desenvolver a expressão corporal e a compreensão de valores éticos. A habilidade BNCC relacionada é EF15AR04, que aborda a interpretação e a criação de narrativas.

5. Pesquisa sobre Festividades Religiosas

Os alunos podem realizar uma pesquisa sobre diferentes festividades religiosas, como o Natal, o Ramadã e o Diwali. Em seguida, podem apresentar suas descobertas para a turma. A habilidade BNCC correspondente é EF15AR05, que incentiva a pesquisa e o respeito às tradições culturais.

6. Jogo de Perguntas e Respostas

Crie um jogo de perguntas e respostas sobre conceitos e práticas de diferentes religiões. Essa atividade pode ser feita em grupos e estimula o aprendizado colaborativo. A habilidade BNCC relacionada é EF15AR06, que aborda a construção do conhecimento por meio da interação social.

7. Produção de Vídeos Educativos

Os alunos podem produzir vídeos curtos que expliquem aspectos de uma religião específica, como suas crenças e práticas. Essa atividade desenvolve habilidades de comunicação e tecnologia. A habilidade BNCC correspondente é EF15AR07, que trata da utilização de mídias digitais para a expressão de ideias.

8. Criação de um Diário de Reflexões

Incentive os alunos a manter um diário onde possam registrar suas reflexões sobre os temas discutidos em aula. Essa prática estimula a autoanálise e a expressão de sentimentos. A habilidade BNCC relacionada é EF15AR08, que aborda a reflexão crítica sobre a própria experiência.

9. Visita a um Templo ou Igreja

Organize uma visita a um templo, igreja ou centro religioso local, onde os alunos possam aprender sobre as práticas e rituais. Essa atividade promove a vivência e o respeito à diversidade religiosa. A habilidade BNCC correspondente é EF15AR09, que trata da valorização da experiência direta com diferentes culturas.

10. Criação de Mapa das Religiões

Os alunos podem criar um mapa que represente as diferentes religiões presentes no Brasil e suas características. Essa atividade estimula a pesquisa geográfica e cultural. A habilidade BNCC relacionada é EF15AR10, que aborda a compreensão da diversidade cultural e religiosa no espaço geográfico.