15 Ideias de Atividades (BNCC) Ensino Religioso Ensino Fundamental

1. Roda de Conversa sobre Diversidade Religiosa

Uma atividade que promove a reflexão sobre a diversidade religiosa presente na sociedade. Os alunos podem compartilhar suas experiências e conhecimentos sobre diferentes religiões, respeitando as crenças dos colegas. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EM13ER01, que aborda o respeito e a valorização da diversidade cultural e religiosa.

2. Criação de um Mural Temático

Os alunos podem criar um mural que represente as principais religiões do mundo, incluindo símbolos, práticas e festividades. Essa atividade estimula a pesquisa e o trabalho em grupo, além de desenvolver a habilidade BNCC EM13ER02, que trata da pesquisa e apresentação de informações sobre diferentes tradições religiosas.

3. Dramatização de Histórias Religiosas

Os alunos podem escolher histórias de diferentes tradições religiosas e dramatizá-las em sala de aula. Essa atividade promove a empatia e a compreensão das narrativas religiosas, alinhando-se à habilidade BNCC EM13ER03, que envolve a interpretação e a análise de textos religiosos.

4. Debate sobre Ética e Moral nas Religiões

Organizar um debate em sala de aula sobre como diferentes religiões abordam questões éticas e morais. Os alunos podem pesquisar e apresentar suas opiniões, desenvolvendo a habilidade BNCC EM13ER04, que incentiva a reflexão crítica sobre valores e princípios éticos nas diversas tradições religiosas.

5. Produção de um Podcast sobre Religiões

Os alunos podem criar um podcast onde discutem temas relacionados ao Ensino Religioso, como a importância da tolerância e do respeito às diferenças. Essa atividade promove a comunicação e a expressão oral, alinhando-se à habilidade BNCC EM13ER05, que envolve a produção de diferentes gêneros textuais.

6. Visita a um Templo Religioso

Organizar uma visita a um templo, igreja ou centro religioso local. Os alunos podem aprender sobre as práticas e rituais da religião visitada, desenvolvendo a habilidade BNCC EM13ER06, que trata da vivência e do respeito às práticas religiosas.

7. Jogo de Perguntas e Respostas sobre Religiões

Criar um jogo de perguntas e respostas sobre as principais características das religiões estudadas. Essa atividade estimula a pesquisa e o aprendizado lúdico, alinhando-se à habilidade BNCC EM13ER07, que envolve a construção de conhecimentos sobre as tradições religiosas.

8. Elaboração de um Livro de Receitas Religiosas

Os alunos podem pesquisar e elaborar um livro de receitas que inclua pratos típicos de diferentes tradições religiosas. Essa atividade promove a interdisciplinaridade e a valorização da cultura alimentar, alinhando-se à habilidade BNCC EM13ER08, que trata da relação entre religião e cultura.

9. Criação de Cartazes sobre Festividades Religiosas

Os alunos podem criar cartazes informativos sobre as principais festividades de diferentes religiões, incluindo datas, significados e tradições. Essa atividade estimula a pesquisa e a criatividade, alinhando-se à habilidade BNCC EM13ER09, que envolve a compreensão das celebrações religiosas.

10. Reflexão sobre a Importância da Tolerância Religiosa

Promover uma reflexão em sala de aula sobre a importância da tolerância religiosa na sociedade contemporânea. Os alunos podem escrever textos ou criar vídeos abordando o tema, desenvolvendo a habilidade BNCC EM13ER10, que trata da promoção do respeito e da convivência pacífica entre diferentes crenças.