15 Ideias de Atividades (BNCC) de ensino religioso 6º ao 9º ano

1. Roda de Conversa sobre Diversidade Religiosa

Promova uma roda de conversa onde os alunos possam compartilhar suas experiências e conhecimentos sobre diferentes religiões. Essa atividade pode ser enriquecida com a pesquisa prévia sobre as principais crenças, rituais e valores de cada religião. Habilidade BNCC: EM13CN01.

2. Criação de um Mapa Religioso do Brasil

Os alunos podem criar um mapa destacando as principais religiões praticadas em diferentes regiões do Brasil. Essa atividade pode incluir pesquisa sobre a história de cada religião e suas influências culturais. Habilidade BNCC: EM13CN02.

3. Estudo de Casos: Conflitos Religiosos

Divida a turma em grupos e atribua a cada um um caso histórico de conflito religioso. Os alunos devem pesquisar e apresentar as causas, consequências e lições aprendidas. Habilidade BNCC: EM13CN03.

4. Produção de um Jornal Religioso

Os alunos podem criar um jornal que aborde temas atuais relacionados à religião, como eventos, festividades e diálogos inter-religiosos. Essa atividade estimula a pesquisa e a escrita crítica. Habilidade BNCC: EM13CN04.

5. Análise de Textos Sagrados

Escolha trechos de textos sagrados de diferentes religiões e promova uma análise em sala de aula. Os alunos devem discutir o significado e a importância desses textos para os praticantes. Habilidade BNCC: EM13CN05.

6. Teatro de Fantoches: Histórias Religiosas

Os alunos podem criar um teatro de fantoches baseado em histórias ou parábolas de diferentes tradições religiosas. Essa atividade estimula a criatividade e a compreensão dos valores religiosos. Habilidade BNCC: EM13CN06.

7. Debate sobre Ética e Moral nas Religiões

Organize um debate onde os alunos discutam questões éticas e morais à luz de diferentes religiões. Essa atividade promove o respeito e a compreensão das diversas perspectivas. Habilidade BNCC: EM13CN07.

8. Visita a um Templo Religioso

Proporcione uma visita a um templo, igreja ou centro religioso local. Os alunos devem observar e relatar suas experiências, refletindo sobre a prática religiosa em sua comunidade. Habilidade BNCC: EM13CN08.

9. Criação de um Blog sobre Religião

Os alunos podem criar um blog onde compartilham suas reflexões e aprendizados sobre diferentes religiões. Essa atividade incentiva a pesquisa e a expressão pessoal. Habilidade BNCC: EM13CN09.

10. Produção de Vídeos sobre Festividades Religiosas

Os alunos podem produzir vídeos curtos que expliquem as principais festividades de diferentes religiões, abordando suas origens e significados. Habilidade BNCC: EM13CN10.

11. Jogo de Perguntas sobre Religiões

Crie um jogo de perguntas e respostas sobre diferentes religiões, suas práticas e crenças. Essa atividade pode ser feita em formato de quiz e estimula a competição saudável. Habilidade BNCC: EM13CN11.

12. Criação de Cartazes sobre Religiões

Os alunos podem criar cartazes informativos sobre diferentes religiões, destacando suas principais características, símbolos e festividades. Habilidade BNCC: EM13CN12.

13. Entrevista com Líderes Religiosos

Os alunos podem entrevistar líderes de diferentes comunidades religiosas, aprendendo sobre suas práticas e visões de mundo. Essa atividade promove o diálogo inter-religioso. Habilidade BNCC: EM13CN13.

14. Pesquisa sobre Religiões do Mundo

Os alunos podem realizar uma pesquisa sobre as principais religiões do mundo, suas origens, crenças e práticas. Essa atividade estimula a curiosidade e o respeito pela diversidade. Habilidade BNCC: EM13CN14.

15. Reflexão sobre a Tolerância Religiosa

Promova uma reflexão em sala de aula sobre a importância da tolerância religiosa, discutindo casos de intolerância e suas consequências. Habilidade BNCC: EM13CN15.