15 Ideias de Atividades (BNCC) ensino médio de educação física

1. Jogo de Queimada Adaptado

O jogo de queimada é uma atividade clássica que pode ser adaptada para trabalhar habilidades como a coordenação motora e o trabalho em equipe. Os alunos são divididos em duas equipes e devem tentar eliminar os adversários acertando-os com a bola. A atividade pode ser enriquecida com regras que incentivem a estratégia e a comunicação entre os membros da equipe. Habilidade BNCC: EF15EF01.

2. Circuito de Atividades Físicas

Organizar um circuito com diferentes estações de atividades físicas, como saltos, corridas e exercícios de força, permite que os alunos experimentem diversas modalidades. Cada estação deve ter um tempo determinado, e os alunos devem rotacionar entre elas. Essa atividade promove a resistência e a força muscular. Habilidade BNCC: EF15EF02.

3. Dança de Salão

A dança de salão é uma excelente forma de trabalhar a socialização e a coordenação motora. Os alunos podem aprender diferentes estilos, como samba, forró e tango, e participar de competições amistosas. Essa atividade também pode ser utilizada para discutir a cultura e a história das danças. Habilidade BNCC: EF15EF03.

4. Torneio de Vôlei

Organizar um torneio de vôlei entre as turmas é uma ótima maneira de promover a competição saudável e o espírito de equipe. Os alunos podem ser divididos em grupos e jogar em formato de eliminatórias. Além de desenvolver habilidades técnicas, a atividade estimula o respeito e a colaboração. Habilidade BNCC: EF15EF04.

5. Aulas de Yoga

Incluir aulas de yoga no currículo de educação física pode ajudar os alunos a desenvolverem a concentração e o equilíbrio. As posturas e técnicas de respiração podem ser ensinadas de forma gradual, proporcionando um espaço para relaxamento e autocuidado. Habilidade BNCC: EF15EF05.

6. Corrida de Orientação

A corrida de orientação é uma atividade que combina corrida e navegação. Os alunos devem seguir um mapa e encontrar pontos específicos em um determinado tempo. Essa atividade estimula o raciocínio lógico e a resistência física, além de promover o contato com a natureza. Habilidade BNCC: EF15EF06.

7. Atividades de Lutas

Introduzir atividades de lutas, como judô ou capoeira, pode ser uma forma de trabalhar a disciplina e o respeito ao próximo. Os alunos podem aprender técnicas básicas e participar de simulações de combate, sempre enfatizando a segurança e o respeito mútuo. Habilidade BNCC: EF15EF07.

8. Jogos Cooperativos

Os jogos cooperativos são uma excelente maneira de promover a inclusão e o trabalho em equipe. Atividades como “A teia” ou “O barco furado” exigem que os alunos trabalhem juntos para alcançar um objetivo comum, desenvolvendo habilidades sociais e emocionais. Habilidade BNCC: EF15EF08.

9. Atividades Aquáticas

Se a escola possui piscina, atividades aquáticas como natação, polo aquático ou até mesmo jogos de água podem ser realizadas. Essas atividades ajudam a desenvolver a resistência cardiovascular e a força muscular, além de serem muito divertidas. Habilidade BNCC: EF15EF09.

10. Aula de Atletismo

O atletismo é uma modalidade que abrange diversas atividades, como corrida, salto e arremesso. Os alunos podem participar de competições internas, desenvolvendo suas habilidades e aprendendo sobre a importância do treinamento e da disciplina. Habilidade BNCC: EF15EF10.

11. Jogos de Tabuleiro sobre Esportes

Utilizar jogos de tabuleiro que abordem temas esportivos pode ser uma forma divertida de ensinar regras e estratégias. Os alunos podem criar seus próprios jogos, estimulando a criatividade e o trabalho em grupo, além de aprender sobre diferentes modalidades esportivas. Habilidade BNCC: EF15EF11.

12. Atividades de Educação Ambiental

Integrar atividades físicas com educação ambiental, como caminhadas em trilhas, pode promover a conscientização sobre a preservação do meio ambiente. Os alunos podem aprender sobre a flora e fauna local enquanto se exercitam, desenvolvendo uma conexão com a natureza. Habilidade BNCC: EF15EF12.

13. Treinamento Funcional

O treinamento funcional é uma abordagem que utiliza movimentos do dia a dia para melhorar a performance física. Os alunos podem participar de aulas que envolvem exercícios de força, resistência e flexibilidade, promovendo um estilo de vida saudável. Habilidade BNCC: EF15EF13.

14. Jogos de Aventura

Organizar atividades ao ar livre, como escaladas ou trilhas, pode ser uma forma de trabalhar a resistência e a superação de desafios. Essas experiências ajudam os alunos a desenvolverem habilidades de liderança e trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EF15EF14.

15. Simulações de Competições Olímpicas

Realizar uma simulação de competições olímpicas pode ser uma forma divertida de engajar os alunos em diversas modalidades esportivas. Cada turma pode representar um país e competir em diferentes provas, promovendo a cultura esportiva e o respeito à diversidade. Habilidade BNCC: EF15EF15.