15 Ideias de Atividades (BNCC) ensino fundamental sobre água

1. Experimento de Filtração de Água

Os alunos podem realizar um experimento simples de filtração de água utilizando materiais como areia, pedras e carvão ativado. Essa atividade permite que os estudantes compreendam o processo de purificação da água e a importância da preservação dos recursos hídricos. Habilidade BNCC: Ciências – 4º ano – EF04CI03.

2. Mapa da Água na Comunidade

Nesta atividade, os alunos devem criar um mapa que mostre as fontes de água na comunidade, como rios, lagos e poços. A atividade estimula a observação e a pesquisa, além de promover a conscientização sobre a importância da água. Habilidade BNCC: Geografia – 5º ano – EF05GE03.

3. Jogo de Perguntas e Respostas sobre Água

Os alunos podem participar de um jogo de perguntas e respostas sobre a água, abordando temas como ciclo da água, poluição e uso consciente. Essa atividade promove o aprendizado de forma lúdica e interativa. Habilidade BNCC: Ciências – 5º ano – EF04CI03.

4. Criação de Cartazes sobre Conservação da Água

Os alunos devem criar cartazes que abordem maneiras de conservar a água em casa e na escola. Essa atividade estimula a criatividade e a reflexão sobre o uso responsável da água. Habilidade BNCC: Arte – 4º ano – EF15AR03.

5. Experiência do Ciclo da Água

Os alunos podem realizar uma experiência que simule o ciclo da água utilizando uma garrafa plástica, água e calor. Essa atividade ajuda a visualizar os processos de evaporação, condensação e precipitação. Habilidade BNCC: Ciências – 3º ano – EF03CI02.

6. Debate sobre a Poluição da Água

Promova um debate em sala de aula sobre as causas e consequências da poluição da água. Os alunos devem pesquisar e apresentar suas opiniões, desenvolvendo habilidades de argumentação e pensamento crítico. Habilidade BNCC: Ciências – 5º ano – EF04CI05.

7. Produção de Vídeos Educativos

Os alunos podem produzir vídeos educativos sobre a importância da água e formas de preservá-la. Essa atividade estimula o uso de tecnologia e a comunicação, além de promover o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: Educação Física – 5º ano – EF15EF01.

8. Visita a um Manancial ou Estação de Tratamento

Organize uma visita a um manancial ou estação de tratamento de água. Essa atividade proporciona uma experiência prática e direta sobre o tema, permitindo que os alunos vejam como a água é tratada e distribuída. Habilidade BNCC: Ciências – 5º ano – EF04CI01.

9. Criação de uma Música ou Poema sobre Água

Os alunos podem criar uma música ou poema que aborde a importância da água e a necessidade de sua conservação. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão artística. Habilidade BNCC: Arte – 4º ano – EF15AR02.

10. Experiência com Plantas e Água

Os alunos podem realizar um experimento com plantas, observando como a quantidade de água afeta o crescimento. Essa atividade ensina sobre a importância da água para a vida e o desenvolvimento das plantas. Habilidade BNCC: Ciências – 4º ano – EF04CI02.

11. Criação de um Diário da Água

Os alunos devem manter um diário onde registram o uso da água em suas casas durante uma semana. Essa atividade promove a reflexão sobre os hábitos diários e o consumo consciente. Habilidade BNCC: Matemática – 5º ano – EF05MA14.

12. Simulação de um Debate sobre Crises Hídricas

Os alunos podem simular um debate sobre a crise hídrica, discutindo possíveis soluções e a importância da gestão dos recursos hídricos. Essa atividade desenvolve habilidades de pesquisa e argumentação. Habilidade BNCC: Geografia – 5º ano – EF05GE02.

13. Criação de um Blog sobre Água

Os alunos podem criar um blog onde compartilham informações, dicas e experiências sobre a conservação da água. Essa atividade estimula a escrita e o uso da tecnologia de forma criativa. Habilidade BNCC: Português – 5º ano – EF15LP01.

14. Experiência de Coleta de Água da Chuva

Os alunos podem realizar a coleta de água da chuva e analisar sua qualidade. Essa atividade ensina sobre a importância da água da chuva e como ela pode ser utilizada de forma sustentável. Habilidade BNCC: Ciências – 5º ano – EF04CI04.

15. Criação de um Jogo de Tabuleiro sobre Água

Os alunos podem criar um jogo de tabuleiro que ensine sobre o ciclo da água e a importância da conservação. Essa atividade promove o aprendizado lúdico e a colaboração em grupo. Habilidade BNCC: Matemática – 5º ano – EF05MA01.